Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NUTRIÇÃO
Nutrição é o conjunto de processos que abrange a ingestão do alimento, digestão e absorção dos nutrientes nele contido.
A dieta de um humano deve contar carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.
Os glicídios e lipídios (gorduras e óleos) tem como função fornecer energia às células. As proteínas** fornecem aminoácidos para o corpo poder formar suas própriasproteínas. As vitaminas servem para nos manter saudáveis e nosso corpo é incapaz de produzi-las, elas auxiliam em reações químicas. O sais minerais são responsáveis por fornecer elementos químicos importantes. A água é o fator mais importante, pois todas as reações químicas ocorrem no meio aquoso das células e a água também participa como reagente de muitas reações do corpo humano.
**as proteínassão macromoléculas formadas por aminoácidos. Nosso corpo precisa de 20 AAs diferentes, não sendo capaz de produzir 8 deles. Esses aminoácidos não produzidos são chamados de “aminoácidos essenciais” e são obtidos pela alimentação.

As moléculas orgânicas obtidas pelo nosso corpo, são convertidas em glicose, depois é glicogênio e são armazenadas nos músculos e no fígado. O glicogênio em excesso étransformado em gordura e armazenado no tecido adiposo.
O glicogênio armazenado no fígado é transformado novamente em glicose e usado na respiração celular, sendo convertido depois em gás carbônico e água.
Caso o glicogênio esgote, o organismo utiliza o glicogênio que foi acumulado em forma de gordura no tecido adiposo.


SISTEMA DIGESTÓRIO
Boca:
Dentes- servem para mastigar (triturar) epara articular o som.
Língua- servem para articular o som, misturar o alimento a saliva e é o órgão que dá o sentido do paladar.
Glândulas salivares (parótidas, sublinguais, submaxilar)- servem para umidecer o alimento, lubricar e ajudar na digestão e iniciar a digestão do amido.
Assim que o alimento entra na boca, ele já começa a ser digerido pela amilase salivar, uma enzima presente nasaliva. A amilase salivar atua sobre amido e o glicogênio.
Faringe:
Faz parte tanto do tubo digestório como do sistema respiratório.
Esôfago- tubo revestido por músculo, que desemboca no estômago. Ele faz movimentos peristálticos, que misturam o alimento aos sucos digestivos e empurram o alimento em direção ao ânus.
Estômago:
No estômago ocorre a digestão de proteínas. O suco gástrico é compostode água, pepsina, renina e ácido clorídrico.
Intestino Delgado:
É dividido em 3 regiões: o duodeno, o jejuno e o íleo.
Duodeno- recebe 3 sucos digestivos: suco entérico (produzido no duodeno), suco pancreático (produzido no pâncreas) e a bile (produzida no fígado). A bile NÃO TEM enzimas digestivas, ela contém os sais biliares que emulsionam* as gotas de gordura.
*quebram “gotas” grandes degordura em “gotas” pequenas, aumentando a superfície de contato.
Jejuno e íleo- absorção dos produtos da digestão.
Intestino Grosso:
Formação das fezes e reabsorção de água.
O CONTROLE DE TODA A DIGESTÃO É HORMONAL.


SISTEMA CIRCULATÓRIO
Função: transporte (de tudo).
Composto por: coração, vasos sanguíneos e sangue.
Sangue:
É um tipo de tecido conjuntivo. Sua parte líquida é chamada deplasma. Ele é composto por água, sais minerais e diferente proteínas.
Hemácias (glóbulos vermelhos)- responsáveis pelo transporte de oxigênio. A falta de hemácias causa a doença chamada anemia. A hemoglobina é uma parte da hemácia, é uma proteína rica em ferro que é responsável por capturar o oxigênio dos pulmões. Ela que dá a cor avermelhada do sangue.
Leucócitos (glóbulos brancos)-responsáveis pela defesa do organismo contra agentes invasores (vírus, por exemplo). A falta de leucócitos causa uma doença chamada leucopenia. Os leucócitos apresentam a capacidade de sair do vaso sanguíneo e se deslocar até o local da infecção. A doença leucemia é provocada pelo aumento exagerado de leucócitos.
Trombócitos (plaquetas)- são responsáveis pela coagulação do sangue. Quando há um...
tracking img