Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas, inclusive da saúde como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia,Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ergonomia, dentre outras biológicas.[1]

A fisiologia biologia grega socorre-se dosconhecimentos proporcionados pela física para explicar como decorrem essas funções vitais e segundo que princípios físicos. Efectivamente, os conceitos da Biologia são indissociáveis da Física (ainda que aqui sefale de Física num sentido mais lato, incluindo a química). Para quem estuda a fisiologia integrada é importante o domínio da anatofisiologia.

É dividida classicamente em fisiologia vegetal efisiologia animal.

O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas deambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se noentendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.

Outros campos de estudo importantes têm surgido na fisiologia, como a pesquisa em bioquímica, biofísica,biologia molecular, biomecânica e farmacologia.

Índice [esconder]
1 História
2 Campos da Fisiologia
3 Referências
4 Ligações externas


[editar] História
William HarveyO anatomista britânicoWilliam Harvey descreveu a circulação sangüínea no século XVII, iniciando a fisiologia experimental.

A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet...
tracking img