Nos na fita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
3.1 Conceitos 4
3.1.1 O Processo de Inspeção de Software 4
3.1.2 Verificação e Validação 6
3.1.3 Testabilidade de Software 7
3.2 SGBD 8
3.3 Sistema de desenvolvimento11
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
APÊNDICES 15
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 15
ANEXOS 17
ANEXO A – Título do anexo 17
INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.





DESENVOLVIMENTO

Texto aqui

1 Conceitos


1 O Processo deInspeção de Software




O processo de inspeção foi descrito primeiramente por Michael Fagan (1986) e é composto por seis fases: Planejamento, Apresentação, Preparação, Reunião de Inspeção, Retrabalho e Acompanhamento (FAGAN, 1986), conforme descritas a seguir:


• Planejamento: Primeiramente é definido um contexto para a inspeção como as técnicas a serem utilizadas, quem seráo autor do documento entre outros fatores. Após a definição inicial do contexto, é realizada a distribuição das tarefas e o material a ser analisado (inspecionado).


• Apresentação: Caso os inspetores tiverem conhecimento sobre o projeto e dos artefatos que deverão ser inspecionados, a fase de apresentação poderá ser omitida.


• Preparação: É importante o fornecimento detécnicas de leitura para facilitar a execução da tarefa, salientando que os inspetores estudam os artefatos individualmente e eventualmente efetuam anotações.


• Reunião: Nesta fase são discutidas as discrepâncias e realizadas as classificações para mesma, como defeito ou não. È recomendado que a reunião não exceda duas horas. As reuniões em equipe ocorrem com todos os participantespresentes: moderador, inspetores e os autores do documento.


• Retrabalho: Nesta fase o autor corrige os defeitos encontrados ao longo das etapas efetuadas pelos inspetores e confirmados pelo moderador.


• Continuação: Nesta fase os autores repassam o material inspecionado ao moderador. Este realiza uma análise de inspeção com um todo e re-avalia os artefatos, tendo assim a liberdadede decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.


[pic]

Figura 1 Processo de Inspeção de Software


Fonte: (FAGAN, 1976)



O processo descrito na figura 1 possui cinco fases e juntamente com cada fase tem-se o papel do responsável por cada fase do processo de inspeção, salientando que a atividade de apresentação não consta no processo, sendo opcionalpara o mesmo.


A característica mais marcante do processo de inspeção de software é que este pode ser aplicado a todos os artefatos produzidos ao longo do desenvolvimento de software. Tem-se duas técnicas principais de leitura no processo de inspeção de software que pode ser feita através de, checklists ou ad-hoc


Checklists são utilizados tanto para detectar defeitos quantopara avaliar características dos artefatos de desenvolvimento. Quanto à inspeção de ad-hoc, compreende a leitura do documento e cadastro das discrepâncias encontradas ao longo do processo de inspeção.


Conforme Wiegers (2002, p.41), desta forma ad-hoc, revisões são uma parte natural do software desenvolvidos em equipes. As revisões fornecem um rápido caminho á outra perspectiva para aidentificação de erros que não são identificados pelos próprios desenvolvedores. Estas revisões são mais informais, possuem baixo impacto e além de resolverem problemas imediatos.


2 Verificação e Validação


Softwares são amplamente utilizados para resolver problemas e tomar decisões. Os usuários passam a acreditar e a trabalhar nos resultados apresentados por eles. Para isto, o...
tracking img