Climas e biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima e Biomas
Introdução
Vivemos em um planeta que está passando por um período de catástrofes e a população, o principal responsável por essas ocorrências, não está nem se importando. Graças a isso, o clima e os biomas são os sistemas que mais tornam prejudicados, causando cada vez mais alterações ambientais. Vejamos a seguir, o que é o clima e os biomas na nossa vida e espero que esteaprendizado adquirido nesta leitura sirva para que você torne uma pessoa mais ciente do que é vida.

Clima

A população em geral tem um costume de se confundir com a utilização correta das palavras “clima” e “tempo”. Tempo é utilizado em momentos do dia ao querer saber das condições momentâneas da atmosfera. Já clima é o contrário; é algo duradouro, simplesmente é uma sucessão habitual de tempos(conjunto de tempos) “num determinado lugar da superfície terrestre”. Os entendedores do assunto descobriram que existem vários climas no mundo. Eles tiveram esse objetivo conquistado através da percepção e da observação dos lugares apresentavam um conjunto distinto de fatores climáticos (são características que informam um determinado clima para aquele ambiente) como: latitude, altitude, massas dear, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização. A participação destes é de fundamental importância para o comportamento da temperatura, pressão atmosférica e da umidade, os quais são os atributos climáticos.

Fatores climáticos
Veja abaixo quais são os fatores climáticos:  Latitude: quanto maior a latitude, ou seja, mais distante da linha do Equador, astemperaturas médias são menores. Dessa forma, este fator se torna o principal na diferenciação das zonas climáticas (polar, temperada e tropical), mas em cada zona citada encontramos diferentes tipos de clima por estar associado a outros fatores climáticos.  Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso se justifica devido apresentar um ar mais rarefeito, que diminui a retenção decalor na atmosfera.  Massas de ar: são bolsões da atmosfera em movimento, levando para as regiões onde circula as características de onde surgiu.  Continentalidade: há uma grande variação de temperatura ao longo do dia, ou seja, alta amplitude térmica por não haver troca de calor.

 Maritimidade: existe uma pequena variação de temperatura ao longo do dia, ou seja, apresenta uma baixaamplitude térmica por haver troca de calor entre continente e massa de água.  Correntes marítimas: são extensas porções de água que realizam um movimento oceânico que tem o objetivo de regular a temperatura nos continentes.  Vegetação: os diferentes tipos de cobertura vegetal (tundra, campos, floresta tropical, etc.) são de bastante importância para a diminuição da absorção de calor e da temperatura,e o aumento da umidade do ar.  Relevo: é um fator climático muito característico em regiões com significativas altitudes, o qual influi na umidade e na temperatura, podendo ou não facilitar a circulação das massas de ar.

Atributos ou elementos do clima
Existem três atributos considerados mais importantes, que são: temperatura, umidade e pressão atmosférica. A temperatura é um dos elementosclimáticos mais importantes, já que se refere ao estado térmico do ar atmosférico, ou seja, aos estados de frio e de calor da atmosfera. Ela nada mais é do que a determinadora da intensidade de calor atmosférico. A umidade significa a presença de vapor d’água na atmosfera através principalmente da evaporação das águas da superfície terrestre. A umidade relativa é uma relação entre a quantidade devapor d’água presente naquele devido momento na atmosfera com a quantidade de vapor d’água que a atmosfera consegue suportar. Ao atingir o seu limite máximo, chamado de ponto de saturação, ocorrerá chuva. As precipitações, além das chuvas, podem ocorrer neve e granizo. Mas a chuva, por ser a mais comum das precipitações e a mais benéfica para os seres vivos, busquei me dedicar mais nela. Ela tem...
tracking img