Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Relatório Sobre a Temática Das Ciências Sociais e Suas Representações na Sociedade.

* Curso: Administração
* Disciplina: Ciências Sociais
* Unidade: Pólo Pelotas
* Prof. EAD: Helenrose Aparecida S Pedroso Coelho
* Ano/Semestre: 2012 1°semestre
* Nome dos autores:17 novembro/2012

Sumario

* Introdução
* Significado de Cultura
* O Indivíduo e a Socialização
* Trabalho, Consumo e Sociedade.
* Divergências Sociais
* Exploração Do Meio Ambiente
* Considerações Finais
* Referências BibliográficasINTRODUÇÃO.
Neste trabalho, veremos que enquanto ciência, a sociologia tem o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais em busca de resolução aos problemas sociais. Os sociólogos buscam compreender as diferentes interações entre as pessoas para que possam estabelecer relações de causa e efeito dos diferentes fenômenos sociais e assim indicar para as organizações públicas e privadasmaneiras de atender às necessidades dos indivíduos, buscar os seus direitos, estabelecer os seus deveres ou o que quer que seja para a humanidade como um todo avance em busca de melhor qualidade de vida.

SIGNIFICADOS DE CULTURA.
O ser humano dentre as espécies que habitam o planeta é o que tem maior facilidade de se adaptar a novos ambientes e situações dos mais diversos aspectos e comesta facilidade de adaptação, tem uma continua absorção de conhecimentos, maneiras, hábitos e pensamento.
E com o decorrer do tempo estas aquisições vão se consolidando e tornando-se mais efetivas e naturais. Ainda que a maioria das maneiras e hábitos seja herdada ou ensinada, pelos pais, a grande evolução deste se dá com o passar do tempo e com conhecimento adquirido através da convivência emsociedade e grupos sociais dos quais tem suas regras e normas, onde cada integrante deve seguir e cumpri-las para que se possa ter um bom convívio na sociedade e em grupo.
Com a associação de hábitos e tradições de grupos ou etnias de diferentes continentes a humanidade desenvolve suas culturas conforme cada região ou tradição dos grupos a qual pertence, mesmo que cada um com suascaracterísticas próprias ou individuais tem algumas que são universais, dentre elas podemos destacar o sinal de positivo com o dedo polegar, confirmações de sim ou de não com a cabeça e ainda o sinal de ok que e feito com a mão semi- fechada. A utilização destes gestos e sinais e de utilização normais e aceitáveis em qualquer membro de grupos ou de sociedades que fazem parte da cultura brasileira.
Odesenvolvimento de hábitos, gestos e sinais pelos grupos fez com que se criem diversos tipos de culturas pela humanidade, sendo que dentro de um único país pode-se distinguir vários tipos de cultura, assim como sentidos diferentes para este assunto, podendo defini-lo como: cultura na linguagem Latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, cultura em filosofia é explicada como conjunto demanifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural e cultura também e definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Dentre as definições de cultura que foram relatadas anteriormente a que mais nós interessamos no momento é a cultura com definição dada pelasciências sociais, pois é ela que melhor define o sentido de cultura para o ser humano, por se tratar de conhecimentos e valores que são adquiridos diariamente e com o passar do tempo. A cultura de uma sociedade ou de um grupo pode ser identificada pelos seus valores, crenças, normas, regras, idiomas e etc.
O INDIVIDUO E A SOCIALIZAÇÃO.
A história do homem é tão antiga quanto à criação da...
tracking img