Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA-CEAD
Curso- Marketing
Polo- Pau dos Ferros-RN
DIOSNECÍ FERREIRA DE SENA SILVA R.A. 382512
ILDIVAN LEITE FONTES R.A.- 376703
GERALDO BENTO DA SILVA R.A.- 371246
KATAMURA BARRETO DE ARAÚJO- R.A. 378150
SUÊNIA DE FÁTIMA ALVES ANASTÁCIO R.A.-371095
ALDERLIDES AGATÓCLESDE QUEIROZ MELO R.A. 372108

DISCIPLINA- ÉTICA NA GESTÃOEMPRESARIAL
MAPA CONCEITUAL
Turma- N10 1º Semestre

PAU DOS FERROS-RN
DIOSNECÍ FERREIRA DE SENA SILVA R.A. 382512
ILDIVAN LEITE FONTES R.A.- 376703
GERALDO BENTO DA SILVA R.A.- 371246
KATAMURA BARRETO DE ARAÚJO- R.A. 378150
SUÊNIA DE FÁTIMA ALVES ANASTÁCIO R.A.-371095
ALDERLIDES AGATOCLES

DISCIPLINA- ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL
MAPA CONCEITUAL
Turma- N10 1º Semestre

Relatórioapresentado como atividade
avaliativa da disciplina Ética na gestão empresarial
do curso de Marketing do Centro de Educa-
cão á Distancia da Universidade Anhanguera
Uniderp, sob orientação do professor tutor
Dante Bonetti de Freitas

MAPA CONCEITUAL


DISTINGUE O BEM DO MAL

COSTUMES
CONDUTA
RESPEITO A LIBERDADE INDIVIDUALRESPEITO À DIGNIDADE HUMANA
LEGITIMIDADE
OBRIGATORIEDA-DE
FORÇA
LATIM:MORES
GREGO:ETHOS
ETICA
LEI
MORAL

RESPEITO Á TUDO E Á TODOS
RESPEITO À VIDA

ANEXOS

Anexo 2
Discutindo com o grupo sobre o que é ética, moral e lei e quais a diferenças e semelhanças entre elas, podemos perceber que as duas primeiras estão muito ligadas em suas definições, mas, quando nos aprofundamos em taisconecitos identificamos que cada uma possui um papel um pouco diferente em sua práticas, mesmo tendo algumas semelhanças.
A palavra Ética origina-se do grego ethos. Tem o seu significado como ; bom costume ou caráter. Faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia. È o estudo da Ação.
Ética geralmente é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, e na filosofia clássica aÉtica não se resumia á Moral, mas, buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver,isto é, a busca do melhor estilo de vida. Sendo assim, podemos perceber que a Ética abrange os campos da antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética.
A palavra Moral vem do latim Moris quer quer dizer “costume”e é importante refletir sobre a sua etmologia. Esta se originou à partir do intento dos romanos em traduzir a palavra êthica. A moral orienta o indivíduo nas ações corretas ou incorretas, sendo assim, a Moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais que se encontram gravados em nossas consciências e esse comportamento resulta na decisão que torna a vontade do homempor ser livre, responsável por sua culpa quando agir por suas regras morais.
No latim, lex, uma Lei é uma regra ou norma. É um fator constante e invariável das coisas que nasce de uma causa primeira. A lei é um preceito ditado por autoridades competentes. É aquilo que limita o livre arbítrio do ser humano que vive em uma sociedade.
Com base nessas definições podemos identificar que;Ética éprincípo, enquanto que a Moral é conduta específica. Ética é teoria, Moral é prática. As Leis estão no campo da Moral e devem ser avaliadas à partir de pressupostos éticos.


Anexo 3
Um dos fatores de maior importancia para o sucesso de uma empresa é sua eficácia em conquistar a confiança dos consumidores e clientes. A ética empresarial é a coerencia entre as práticas de uma empresa e suafilosofia moral.
Vivemos em tempos caracterizados por desonestidades e oportunismos. Por isso a necessidade de se fazer a diferença com uma atitude ética intacta. Isso beneficiará a visão dos clientes junto à empresa. Uma postura correta nas questões éticas poderá, muito facilmente, constituir um elemento vantajoso para aquelas empresas que a adotarem.
O consumidor está cada vez mais exigente...
tracking img