Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATISTICA
O presente trabalho vem mostrar a importância adquirida pela estatística nos últimos anos. Explica como a estatística começou a surgir no mundo e chegou até os dias atuais. Cita como as empresas e os governos usam e aplicam as estatísticas em seu dia-a-dia. Esclarece a importância da estatística para o governo que com esses dados conseguem um melhor aproveitamento dos recursospúblicos. 

A Estatística é o colorido do curso de administração em marketing. Você pode apresentar os teus resultados só pelos variados gráficos que a estatística te oferece. Em vez de você fazer aquele relatório monótono e sem graça, fica um relatório cheio de vida, que só de passar os olhos já se vê o resultado das diversas atividades. O gráfico de barras horizontais, o gráfico de barras verticais,o gráfico pictórico (com figuras relativas aquilo que você quer demonstrar), por exemplo, você quer demonstrar o crescimento da empresa, monetariamente falando, você faria o gráfico com pilhas de dinheiro ou moedas ou usando o símbolo$ enfim, colocaria sua criatividade em ação.
A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomouforça no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos comsaúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento. 
Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é umatecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade. 
Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios. A própriaBíblia descreve isso:

Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. (BÍBLIA, N.T. Lucas, 2:1-3) 
Inesul (2007) destaca que foi somente no século XIX, que a Estatística começou a ganhar importância nas diversas áreas do conhecimento.E a partir do século XX começou a ser aplicada nas grandes organizações, quando os japoneses começaram a falar em qualidade total.

Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo,psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da quallidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas paraque possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”. 

Para Romero e Salgado (2007), os programas de qualidade adotados nas organizações dependem em grande parte por modelos estatísticos. A implantação de um programa de qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de defeitos, diminuir as constantes inspeções e aumentar a satisfação do consumidor final. As técnicas de...
tracking img