Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO

tecnologia em logística

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

EDNILSO SCHAIDER GONÇALVES - RA: 3200491855
JEFFERSON MASSEI SILVA - RA: 3219528598
MARCIEL DOS SANTOS SILVA - RA: 3233547224
PAULO JOSÉ HILÁRIO PINHEIRO - RA: 3222522378
VINISSIUS TRANQUILINO DE JESUS - RA: 3246559196

4º Semestre
PROF: RODRIGO BASTIDA

SÃO PAULO2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO

tecnologia em logística

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho apresentado como exigência para avaliação parcial na disciplina de Administração de Materiais, 4º Semestre do curso de Tecnologia em logística da Universidade Anhanguera.
4º Semestre
Prof.: Rodrigo Bastida

SÃO PAULO
2012

1. IntroduçãoO trabalho tem como função mostrar os conceitos centrais da administração de materiais dentro das organizações, pois como se percebe, a mesma tem uma função muito importante no fluxo de materiais, desde a entrada até a saída dos produtos acabados.
O trabalho fará uma breve descrição também sobre os conceitos e a importância da Metodologia MRP e Just-In-Time/Kanban, detalhando sobre aimportância destes, na gestão de estoques de materiais.

2. ETAPA 01
3.1. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
3.2. A Empresa: COMGÁS
A Comgás é uma distribuidora de gás natural canalizado no estado de São Paulo com mais de 870 mil clientes. Em 2009, a companhia distribuiu aproximadamente 4,26 bilhões de m³ de gás natural, acima de 30% do mercado total das vendasde gás natural do País. Sua área de concessão abriga cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, abrangendo 177 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, além da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.
A Comgás trabalha com gás natural, produto ambientalmente mais amigável em comparação com outros combustíveis fósseis, e desempenha o papel de disseminadora dacultura desse insumo. Trata-se de um recurso energético seguro e econômico.
Como prestadora de serviços públicos, suas atividades são reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), órgão do governo do Estado de São Paulo, que concedeu a Comgás um prazo de 30 anos a partir de Maio de 1999 para a exploração do serviço público com a possibilidade de renovaçãouma única vez por mais 20 anos.
O capital da companhia foi aberto em 1996 e suas ações estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde 1997.
Foi privatizada em Abril/99 por R$ 1,65 bilhão (119% de ágio sobre o preço mínimo do leilão) e os principais acionistas com capital votante da companhia são o Grupo BG (antiga British Gás) e o Grupo Shell.
Grupo BG
O Grupo BG atua nomercado global de energia e está presente em mais de 20 países. Embora sua sede esteja na Inglaterra, mais de 60% da força de trabalho se encontra fora daquele país. A experiência da companhia no ramo de gás natural é vasta e abrange toda a cadeia do produto, desde a exploração até a entrega para o consumidor final. A empresa tem quatro setores-chave: Exploração e Produção, Gás Natural Liquefeito,Transmissão e Distribuição e Geração de Energia.
Na visita realizada na empresa CAM Brasil, empresa esta que realiza todo o gerenciamento logístico da Comgás, percebe se que existe uma grande preocupação em relação à administração de Materiais. Há uma participação muito grande de todos os colaboradores da empresa, hoje a empresa conta com 32 funcionários, sendo 10 responsáveis pelaadministração, 15 operacional, alem de 3 motoristas e 4 ajudantes.
Necessita- se que na empresa exista um planejamento muito complexo de acordo com todas as matérias que irá comprar-se, fazendo primeiramente uma identificação do fornecedor, os preços estabelecidos, na compra do material, recebimento, o transporte interno e o acondicionamento durante o processo de produção, assim como da distribuição até o...
tracking img