Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniderp Interativa – Polo Tenir

Curso de Pedagogia
Fundamentos Filosóficos da Educação

Sílvio Júnior Gonzalez de Souza RA 379479 email.: Silvio.j.g.s@hotmail.com
Janaína Cácerez Mendes RA 349939 email.: Jana__caceres_mendes@hotmail.com
Michelle Martins Ramos RA 351386 email.: Michelle-ms25@hotmail.com
Sara Valencio da Costa RA 365475 email.: saravalencio@hotmail.com

Os ElementosFilosóficos Que Permeiam a Educação Brasileira.

Tutor à Distância: Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira

Corumbá; 14 de setembro de 2012.


Introdução
No relatório a seguir apresentaremos as seguintes reflexões, o que é filosofia? Seus princípios fundamentais. A filosofia sobre a sala de aula do futuro e ascondições precárias das escolas publica e suas percepções. No que a Indústria Cultural interfere na educação contemporânea e por ultimo até que ponto a teoria de Pierre Bourdieu é aplicada a realidade do sistema educacional do Brasil.


Para sabermos o que significa o termo filosofia, devemos deinterpretar vários itens, como por exemplo: as imagens, os conteúdos escolares, as questões formuladas em sala de aula e na sociedade, uma vez que isso é filosofia.
Na imagem que foi colocada nos leva para varias questões e respostas. Pois ela é o Pensador que em francês significa “Le Pensur”, retratando um homem em meditação soberba e lutando com uma poderosa força interna. E que força é essa?Para muitos seus erros, culpas e libertinagens, para outros que deveria ser feito de diferente? Tentando buscar respostas e querendo entender tudo.
A filosofia é o questionar e uma matéria complexa, é querer saber o porquê, é estudar os problemas relacionados à existência, é o conhecimento em geral. Porem ela não é um conjunto de conhecimento pronto, um sistema acabado, fechada em si mesma. Não dápara estuda-la como historia física ou na matemática. Na historia os acontecimentos são compreendidos, na física as leis e formulas estão prontas e é só achar a resposta como na matemática com suas teorias e regras. Já na filosofia as opiniões opostas dos filósofos nunca chegam a uma conclusão mínima.
Por isso a filosofia está presente em qualquer decisão que tomamos ou estratégias queimplantamos, podemos dizer que a filosofia é imprescindível ao homem. É uma maneira de pensar, de ter uma postura diante do mundo, forma de observar a realidade em que busca sobre o acontecimento, além de sua aparência imediata. Ela é norteadora de todo o processo educativo e colocando que o educando deve filosofar, ou seja, refletir buscando o local dos problemas, formar uma visão de mundo e adquirirconhecimentos de princípios críticos e valores que lhe orientem para a vida. Questionando sobre a ciência e seus valores, refletir a religião, a arte e o próprio homem em sua vida cotidiana. Contudo devemos ser críticos e não nos contentar com qualquer resposta. É preciso refletir sobre o funcionamento da vida, buscando uma solução para as questões da existência humana.
A filosofia é uma disciplinaque incomoda, pois ela questiona o modo de ser de cada pessoa das sociedades do mundo. Para uma pessoa poder entender filosofia, ela tem que pensar com clareza, saber traçar distinções, detectar, evitar erros de raciocínio, discutir problemas, “ser capaz de traçar distinções relevantes, defender ideias, conhecer os argumentos que levam contra suas ideias e saber responder de forma responsável eadequada, dominar pequenas técnicas, sutilezas das teorias e argumentos mais complexos”.
Contextualizando o termo filosofia sobre a sala de aula do futuro e a condição precária nas escolas publica é:

Difícil falar que é um sonho se tornando em uma realidade, porque como fonte dada pela...
tracking img