Elementos finais de controle

1. INTRODUÇÃO

Elementos finais de controle são mecanismos que modificam o valor da variável manipuladora, em resposta a um sinal de saída do controlador automático. Geralmente são constituídos porum atuador e por um dispositivo que é acionado pelo atuador e modifica a variável manipulada.
Apesar de nem sempre receber a devida atenção, a escolha do elemento final de controle mais adequado éde grande importância para o bom desempenho da malha de controle, pois ele é o responsável pela modificação de valores diversos para que a variável de controle seja mantida no valor desejado.
Existemdiversos tipos de elementos finais de controle, tais como resistências elétricas, chaves de posição, bombas e motores, porém, a de maior uso e por isto a mais importante é a válvula de controle.2. A VÁLVULA NA MALHA DE CONTROLE

A válvula de controle desempenha um papel muito importante no controle automático de processos industriais que dependem da correta distribuição e controle delíquidos, gases e vapores.
Os elementos finais de controle que tem na válvula seu principal representante são os responsáveis pela manipulação do fluxo de matéria e/ou energia, que tem como finalidadeatuar no processo de modo a corrigir o valor da variável controlada sempre que houver um desvio em relação ao valor desejado.
Na figura 2.1, há o desenho de uma malha de controle destacando a válvulacomo elemento final de controle.

FIGURA 2.1 – A válvula numa malha de controle
Fonte: Bega, E.A., “Instrumentação Industrial”, 2003, Rio de Janeiro, Editora Intercicência
Apesar de ser muitoutilizada, a válvula de controle é o elemento que normalmente recebe menos atenção dentro da malha de controle. Na maioria dos casos, a válvula é o componente que está sujeito a condições severas depressão, temperatura, corrosão, etc. e, ainda assim, deve operar de modo mais satisfatório para comprometer o controle da variável em questão. Uma válvula de controle funciona como uma resistência...
tracking img