Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Pelotas/RS
2012
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir mostra que o comportamento organizacional é o trabalho que se preocupa com o estudo das pessoasnas organizações, e como esse comportamento afeta o desempenho das empresas, o foco principal é solucionar problemas e buscar melhorias. Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando suaprodutividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
Poderemos saber se a administração da empresa está sendo desempenhada com sucesso ou se algo deve ser transformado através dois conceitos de eficiência e eficácia, (a eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia serefere ao resultado da mesma). Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz, por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, enfim ter uma “visão”.

Capítulo 1
O gestor de R.H deve estar atento as necessidades tanto dasorganizações quanto de seus colaboradores, intercedendo para um melhor entendimento entre as partes, as organizações precisam estar abertas a novas situações, abrangendo os horizontes, cuidando da organização interna visando o externo, procurando o crescimento e adaptando aos novos sistemas, aprendendo e instruindo para um melhor desempenho. Estimular, dar suporte e assistênciaao colaborador, mostrando e identificando metas e objetivos, procurando harmonizar organização e seus membros para uma melhora na produtividade.
De acordo com Chiavenato (2002) para que uma organização possa existir atende aos seguintes pré-requisitos: existem pessoas aptas a se comunicarem; atuam de forma conjunta; e trabalham para atingirem um objetivo comum.
Algumascaracterísticas: As organizações atendem as necessidades da sociedade, atendem seus objetivos, mantém conhecimento, e oferecem carreira.
Segundo a autora Karla Sampaio, C.O tem grande importância no mundo moderno; buscando modelares seus membros, influenciando nas necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, incentivando a produtividade, bem como as respostasrápidas as estratégias administrativas. Ajudando a superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Seu conceito consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, promovendo a cidadania organizacional, e seus propósitos correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano.
QUADRO COMPARATIVO- Autor: Luis César G. de Araujo/ Fonte de pesquisa: tecnologias de gestão organizacional vol.1- Editora Atlas
Sistema Fechado: tende a não sobreviver às mudanças do meio ambiente, tende a se concentrar em regras de funcionamento interno, a reverenciar o controle organizacional, dando ênfase em procedimentos e não em programas.
Sistema Aberto: precisa de constante informação domeio ambiente, tanto da quantidade quanto da qualidade de insumos disponíveis, quanto na eficácia ou adequação dos produtos ou respostas das organizações ao meio ambiente.
Capitulo 2
PESQUISA CONCEITO DE INOVAÇÃO:
Rita de Cássia Martin - 32 anos
1) No meu ponto de vista é o ato de criar e recriar de várias formas e assim sempre buscar algo diferente....
tracking img