Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
A contabilidade e objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade de contabilização.
O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômicae financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau desegurança das estimativas. Quanto mais a analise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescera e avolumara a importância da demonstração contábil.
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE E SUAS NECESSIDADES
Os usuários são as pessoas físicas e jurídicas, que utilizam com interesses pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: usuáriosinternos e usuários externos.
Usuários Internos são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que tem facilidade de acesso às informações contábeis tais como:
* Gerentes: para a tomada de decisões;
* Funcionários: com interesse em pleitear melhorias, participação do resultado entre outros;
* Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.Usuários Externos são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidades de acesso direto as informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:
* Banco: interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamento e medir a capacidade de retorno do capital emprestado;
* Concorrentes: interessados em conhecer a situação daempresa para poder atuar no mercado;
* Governos: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação;
* Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;
*Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seus pedidos serão atendidos nas suas especificações e no tempo acordado.
* Investidores: interessados em medir a lucratividade histórica da entidade e tomar a decisão sobre investir ou não investir.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
O objetivo das demonstrações contábeis e fornecer informações sobre a posição patrimonial efinanceira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam uteis a um grande numero de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Aqueles usuários quedesejam avaliar a atuação ou prestação de contas da administração fazem-no com a finalidade de estar em condições de tomar decisões econômicas que podem incluir, por exemplo, manter ou vender seus investimentos na entidade, reeleger ou substituir a administração.
A analise e leitura das demonstrações contábeis indicam que as informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmentefornecidas pelo balanço patrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas demonstrações contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de caixa, mutações do patrimônio liquido, etc.
RELATÓRIOS DA DIRETORIA
Após a identificação da empresa, na...
tracking img