Atps teorias aprendizgem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
História
1ª Série Teorias da Aprendizagem
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, aconvivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para aemancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vidaprofissional.

AUTORIA: Nilson Robson Guedes Silva
Faculdade Anhanguera de Limeira

.

História - 1ª Série - Teorias da Aprendizagem

Pág. 2 de 9

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos, que permitem a transmissão do conhecimento para osdiferentes níveis de ensino. Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento. Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino–aprendizagem no ensino fundamental e médio.

DESAFIO
O grupo de alunos deverá construir um quadro comparativo de referências entre diferentes concepções do desenvolvimento humano, a partir de uma análise crítica de algumas teorias que abordam atemática. O quadro comparativo deverá conter os seguintes itens: a) Nome da corrente/teoria; b) Autor principal da corrente/fundador; c) Foco principal de estudo da corrente/teoria; d) Concepção da corrente/teoria, quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano; e) Fonte do conhecimento para o homem, na visão da corrente/teoria; f) Visão de homem para a corrente/teoria; g)Influência/efeitos/aplicação da corrente/teoria na educação; h) Papel do professor/educação no desenvolvimento humano, na concepção da corrente/teoria; i) Principais críticas formuladas à corrente/teoria. O cumprimento do desafio possibilitará que os alunos construam um referencial teórico que contribua para uma escolha fundamentada da concepção pedagógica, que poderá embasar o trabalho dosfuturos docentes.

Objetivo do desafio
Produzir um Quadro Teórico com diferentes concepções de desenvolvimento humano, a partir de uma análise das principais teorias que abordam o tema.

Produção Acadêmica
• •



Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 2. Apresentação final em arquivo impresso, conforme formulário disponível no site: . Acesso em 03 deoutubro de 2011. Relatório sobre a importância do desafio para a formação profissional do aluno.

Nilson Robson Guedes Silva

História - 1ª Série - Teorias da Aprendizagem

Pág. 3 de 9

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 4 a 6 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipesserão mantidas durante todas as etapas.

Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; • espaçamento de 1,5 entre linhas; • se houver citações com mais de três...
tracking img