Atps teoria adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRIQUE COSTA ROCHA RA 5221100612
SARAH RA
KEILA RA
LUCIA RA
NATALIA RA

ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

TUTOR PRESENCIAL: KELLY A. DE OLIVEIRA
TUTORA A DISTÂNCIA: LEONARDO FERREIRA

TAGUATINGA/DF
2012

ETAPA 3

a) Teoria de Sistemas.
É um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Com ela, a abordagem sistêmica na TGA ocorreu a partir da década de1960.
A Teoria de Sistemas se opõe ao mecanicismo que divide organismo em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano num agregado de reflexos condicionados e incondicionados.
O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes umaconfiguração e identidade total.
A análise sistêmica ou análise de sistemas das organizações permitem revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerais das organizações de uma maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de análise científica.
Em suma, a Teorias de Sistemas permitiram conceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo ainter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
Características dos sistemas
Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.
O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhumdos elementos isolados.
É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitosretratam duas características básicas do sistema.

Tipos de sistemas
– Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Os tipos de sistemas são: (1) quanto sua constituição, os sistemas podem ser; 
Físicos ou concretos (quando compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais) ou abstratos ou conceituais (quando compostos de conceitos, filosofias, planos,hipóteses e ideias); (2) quanto sua natureza, os sistemas podem ser: (1) fechados (sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental) ou(2) abertos (sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas).
Parâmetros dos sistemas
O sistema é caracterizado por parâmetros queestudamos no capítulo dedicado à Cibernética. Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema. Os parâmetros do sistema são: (1) entrada ou insumo (input); (2) processamento ou transformador (throughput); (3) saída ou produto (output); (4) retroação ou retroalimentação (feedback); e5ambientes(environement ).As organizações possuem as características de sistemas abertos, a saber: (1)comportamento probabilístico e não determinístico; (2) as organizações como partes de uma sociedade maior e constituída de partes menores; (3) interdependência das partes; (4) homeostase ou “estado firme”; (5) fronteiras ou limites; (5) morfogênese; e (6) resiliência.


b) Teoria Matemática.
A TeoriaMatemática aplicada aos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO).
Sua principal área de aplicação na Administração é o processo nas decisões, principalmente quando as decisões são programáveis ou quantitativas. A PO é a “aplicação de métodos, técnicas e instrumentos científicos a problemas que envolvem as operações de um sistema, de modo a proporcionar, aos que controlam o...
tracking img