Atps sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos fazer uma breve descrição a respeito do funcionamento dos sistemas operacionais e de cada uma de suas funções, também vamos apresentar quais as funções exercidas por um administrador de sistemas operacionais, qual a formação necessária para esse profissional, quais os conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho e quais as funções exercidaspor este profissional e em que consiste cada uma delas. Foi feita uma pesquisa na internet e também utilizamos entrevistas para a montagem do conteúdo a respeito do profissional administrador de sistemas operacionais.
Esperamos atingir o entendimento necessário em relação aos sistemas operacionais e entender melhor as funções do profissional administrador de sistemas operacionais.

“SISTEMASOPERACIONAIS.”

Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executada imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria doscomputadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos autossustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc.), o BIOS procura pelo sistema operacional emalguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir de então, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos deconceituar um sistema operacional:
* Pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware); ou
* Numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quandorecursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (em português) ou OS (do inglês Operating System).

Funções Básicas

Facilidade de acesso aos recursos do sistema: Usuário não precisa se preocupar como é feita a comunicação com monitores, discos, impressoras, etc. O SO é uma interface entre o usuário e os recursos do sistema.Este conceito de ambiente simulado pelo SO também é chamado de Máquina Virtual (figura 1.1)

Fig. 1.1 - Visão do Sistema Operacional
Compiladores, links, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas são utilitários que facilitam a interação do usuário com o computador.
Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida: Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos, énecessário controlar o uso concorrente destes recursos, por exemplo, uma Impressora, a impressão de um usuário não deve interferir na do outro. O SO controla estes acessos concorrentes. O compartilhamento também permite redução de custos, quando diversos usuários podem compartilhar periféricas como impressoras, discos, etc.
Dependendo do SO, podemos executar diversas tarefas ao mesmo tempo, comoimprimir um documento e baixar um arquivo da Internet. E é o SO que controla estas atividades concorrentes.

Máquina de níveis

Uma máquina, do ponto de vista do hardware, tem pouca utilidade. É através do software que esta máquina ganha utilidade (como armazenamento de dados, impressão, etc.) Uma operação efetuada por software pode ser implementada no hardware, bem como uma função executada pelo...
tracking img