Atps sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2 – ATPS – SISTEMAS OPERACIONAIS

eyeOS
O projeto eyeOS se descreve como um "desktop web", ou seja, um sistema operacional que emula um ambiente de desktop funcional completo dentro de uma simples página da web. Ele é licenciado pela AGPLv3, o que o posiciona bem alto na lista de serviços web que protegem a liberdade do software. Mas há muita concorrência nas áreas de desktops remotos ecolaboração em tempo real, e o eyeOS vai ter que dar duro para conquistar os usuários.
Para ter uma ideia melhor do que torna o eyeOS diferente de outros pacotes de desktop para a web, temos que analisar sua interface e sua arquitetura. Afinal, o AbiWord, o Zoho, o Google Docs, o Etherpad e até o Microsoft Office já permitem colaboração online para tarefas comuns de escritório.
Embora rodedentro do navegador, para o usuário o eyeOS tem jeitão de desktop comum, do menu e das barras de ferramentas até o gerenciador de arquivos e as preferências de usuário. Para começar, é preciso ter uma conta no servidor remoto do eyeOS. Depois de fazer login, uma sessão completa de desktop é iniciada no servidor e na janela do navegador. O paradigma da computação para desktops está embutido no núcleo dodesign do eyeOS. O back-end do ambiente de desktop roda como um aplicativo PHP no servidor, e o navegador é usado apenas para executar uma interface baseada em JavaScript, que se comunica com o processo do servidor via AJAX.
Qualquer aplicativo que o usuário abra (um processador de texto, um cliente de email ou um gerenciador de arquivos) é iniciado como um processo separado no lado do servidor,que se comunica com o processo do desktop do eyeOS no back-end, enquanto o front-end se comunica com a interface em JavaScript que está sendo executada no navegador. Pode parecer simples - o front-end em Javascript imita o comportamento do sistema na janela, e o back-end age como um sistema operacional tradicional - mas o modelo aqui é distintamente diferente daquele usado por outros serviços webcomo o Zoho, que não usa um processo separado para supervisionar tudo e gerenciar componentes individuais de aplicativos.
O sistema eyeOS básico vem com um pequeno grupo de aplicativos instalados: programas de rede e escritório, utilitários e por aí vai. E as APIs do front-end e do back-end são livres. Ao longo dos anos, uma coleção respeitável de software de terceiros para o eyeOS foidesenvolvida pela comunidade. Para instalar novos aplicativos é preciso ter acesso administrativo ao servidor do eyeOS, mas isso pode ser feito pela interface do desktop.

G.ho.st
G.ho.st é a marca da empresa Ghost Inc. e de seu serviço, assim como seu endereço WWW, que simula um Sistema Operacional totalmente via Web. Seu nome é um acrônimo para Global Hosted Operating SysTem, ou Sistema OperacionalHospedado Globalmente.
O serviço G.ho.st fornece, através da Internet, um ambiente de trabalho que simula o clássico desktop provido pelos sistemas operacionais clássicos, de computadores pessoais. Como um serviço baseado na Internet, os usuário são capazes de criar, salvar e retornar para o ambiente de trabalho através de vários computadorees "físicos". G.ho.st chama a si mesmo de ComputadorVirtual. Em Abril de 2007 o software entrou na fase Alpha de desenvolvimento, e até Outubro de 2008 permaneceu assim.
Alguns serviços não são considerados sistemas operacionais, porém são referenciados a um Web OS. Podem incluir um GUI (como um desktop), um sistema de arquivos (virtual), gerenciador de aplicativos e segurança, mas não contém um núcleo que trabalha com o hardware propriamente dito.Por isso, o uso de um sistema operacional é necessário, onde o serviço G.ho.st possa rodar.
A companhia teve um grande olhar da crítica mundial, devido ao fato de israelenses e palestinos estarem trabalhando em um trabalho conjunto.
CloudMe
O CloudMe (anteriormente icloud) é o primeiro sistema operativo online do mundo, criado pela empresa sueca Xcerion. O seu nome provém da computação em...
tracking img