Atps responsabilidade e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM MARKETING

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

MANAUS-AM
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM MARKETING

Trabalho acadêmico apresentado à
Universidade anhanguera – uniderp ,
Como .Requisito para avaliação da
Disciplina De Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Pela Profa. Ms. Adriana Camargo
Tutora aDistancia

TEREZA SOUTÉLO DE SOUZA NETA (RA – 399945)
FERNANDA VANESSA ALENCAR DE ASSIS (RA – 401257)
JOSÉ RIBAMAR XAVIER (RA-402955)
CAMILA ALBUQUERQUE DE MELO (RA-403182)
SAMARA DA SILVA BANDEIRA (RA-403183)

Sumário

Introdução4
Ecosistema5
Fundamentos de sustentabilidade6
Inovação sustentável6Economia Verde7
Sustentabilidade no mundo corporativo9
Sustentabilidade Empresarial10
Sustentabilidade Governamental11
Conclusão13

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta um conceito de Ecosistema e seus fundamentos, sustentabilidade e como o conceito sustentabilidade vem sendo utilizado de varias formas. O objetivo é explicar as características do conceito, proporcionando melhor entendimentoquanto da aplicabilidade do termo. O estudo permite afirmar que se os limites e características estiverem bem definidos, o conceito poderá ser empregado com maior eficiência e legitimidade.
Utilizaremos como exemplo duas empresas, privada e governamental, para expor na pratica como se pode ter sustentabilidade nos três níveis: social, ambiental e econômico.


1.0 ECOSISTEMA
Ecossistemasignifica o sistema onde se vive, e é um termo de origem grega. Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.
Fatores bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umascom as outras e abióticos são os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente é chamado de ecossistema.
Existem também os agroecossistemas que atuam em uma população agrícola. Aalteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a biosfera.
1.1 TIPOS DE CONSUMIDORES DO ECO SISTEMA
Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar. Os tipos de consumidores são divididos em:
Consumidores primários: São osanimais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras;
Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros;
Consumidores terciários: São os grandes predadores como tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia;
Decompositores: São os organismosresponsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente.

2.0 Fundamentos da sustentabilidade
Em 1972 a Organização Das Nações Unidas, promoveu a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), onde foi abordado o conceito de sustentabilidade que é fundamentado pelodesenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social.
Nas ultimas décadas, sustentabilidade tornou-se um principio o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Uma sociedade sustentável não coloca em risco seus recursos naturais –água, solo, vida vegetal , ar- do qual depende....
tracking img