Coach carter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA (BACHARELADO)
SOCIOLOGIA I
Prof.ª VERA BORGES
FRANCISCO RODRIGUES

Um comentário do filmeCoach Carter

Gilson Medeiros Pereira e Maria da Conceição Lima de Andrade, em seu artigo, Coach Carter ou a segunda chance dos excluídos do interior, nos ajudam a olhar sob um prima diferente, arealidade presente no filme assistido em sala de aula, prisma esse fundamentado nos estudos de Pierre Bourdieu.
O texto começa falando de uma realidade escolar ultrapassada, que excluía logo noprincipio, o alunado mais desfavorecido, e que agora, sob um novo sistema, inserido numa “democratização”, continua ainda imergido nas prerrogativas do privilegio cultural dos mais favorecidos.
Aescola, apresentada no filme, propõe aos seus alunos uma escolaridade fictícia, sem um crescimento linear, “exclui de modo suave e sem traumas aparentes”. O corpo escolar, família, aluno,diretora, funcionários é afetado por um grande desestimulo. A pouca visão ampla de futuro é um senso-comum entre eles, haja vista a realidade social em que estão mergulhados, que não apresentapossibilidades de um horizonte diferente, da violência das drogas e probeza.
Quando ninguém espera que os jovens cheguem a universidade, Carter, acredita nesse potencial e apresenta uma pedagogia quecondiz com a realidade social dos meninos, algo em consonância com a proposta apresentada por Bourdieu. Carter então, insere regras, normas, consegue aliar esporte à sala de aula, exige um trabalhoconjunto com os professores, ao quais pedem que lhe seja enviado os boletins dos atletas. Enquanto, jovens e famílias pensam em curto prazo, na próxima partida de basquete, somente. O técnico,pensa no futuro, na vida daqueles que a ele foi confiado. “Consegue, com o basquete, fazer o papel institucional não realizado pela escola.” Sem saber ager com a pedagogia pratico-racional de...
tracking img