Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 Passo 5
A partir do que você leu nos Passos 2 e 3, responda as questões a seguir:

a) Sabendo que o petróleo é uma mistura de muitos compostos que contém em sua cadeia carbônica principalmente carbono e hidrogênio, escreva o nome de cinco compostos extraídos do petróleo.

Resp: Gasolina; Benzina; Óleo diesel; Nafta; Querosene.

b) Em sua opinião, há diferença no processo deseparação dos compostos o petróleo, com o processo de separação do etanol do mosto fermentado? Explique.

Resp: Sim, o petróleo passa pelo processo de destilação, e o etanol passa pela destilação e pela fermentação

c) Pesquise a quantidade de calor liberado na queima (combustão) de 1 litro de etanol e de 1 litro de gasolina (sem etanol).

d) Reúna com sua equipe para debater a seguinte questão: “Oetanol é um substituto perfeito ao petróleo quando este deixar de existir no planeta”. Em seguida a equipe deve produzir um texto de uma página que resuma as principais idéias com consensuais da equipe.
Resp: Etanol x Petróleo

O Brasil é modelo quando o assunto é biocombustível. A necessidade de incentivar o uso de outras fontes de energia, que não seja o petróleo, é evidente. O petróleo,chamado até de “ouro”, é finito. A cana de açúcar, insumo para o biocombustível brasileiro, é renovável. O petróleo motiva guerras, como a ocorrida no Iraque. A tensão nas regiões petrolíferas é constante. O petróleo vem sendo usado como instrumento político, como forma de exercer pressão internacional. A Venezuela é um bom exemplo de país cujo governo utiliza o petróleo para financiar a ideologiade um ditador e sua indústria bélica.

Grande parte dos países exploradores de petróleo concentra-se nas mãos de líderes avessos ao ocidente, o que dificulta a negociação, e obriga o ocidente a manter um relacionamento amistoso com os detentores das jazidas petrolíferas.

A Petrobrás descobriu uma grande reserva de petróleo no território brasileiro, na denominada camada pré-sal, que seestende por 800 quilômetros entre Espírito Santo e Santa Catarina. Por isso, o Brasil é um novo candidato a se tornar membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Essa descoberta tornou o país alvo de especulações. Quando esse petróleo bruto se tornará combustível? Qual será a política brasileira na sua exploração? A demanda pelo combustível é gigantesca. A China necessita degrandes doses de combustível, para manter seu crescimento massacrante. Representantes chineses, prevendo o forte crescimento de seu país e cientes da possível escassez do combustível, apesar das novas descobertas, saíram à busca de novos fornecedores, entre eles Brasil e Venezuela. O governo de Hugo Chaves mantém uma política ríspida em relação aos EUA, apesar destes serem os maiores compradores depetróleo daquele país. Os Estados Unidos, com seus carrões, são vorazes consumidores do combustível.

Há dificuldades na exploração do petróleo pré-sal. As reservas estão a uma profundidade de 7 quilômetros abaixo do leito do mar, e a tecnologia de exploração é cara. Há cálculos que indicam a necessidade de investimentos de até US$ 1 trilhão para exploração. Isso obrigará o Brasil a convidarparceiros externos.

Apesar do Brasil ser exportador de petróleo, ainda existe um déficit, porque o petróleo exportado pelo Brasil é do tipo pesado, de menor valor de mercado, e por isso precisa importar o petróleo leve, que é mais caro, mas é o utilizado. É notória a postura brasileira de exportar a matéria-prima, para, posteriormente, importar o produto já trabalhado.

Não só o Brasil, comotambém outros países exploram o biocombustível, entre eles os Estados Unidos. O produto americano é derivado do milho, mas o brasileiro é mais barato e eficiente.

No final do ano de 2008, a ONU criticou o etanol brasileiro. Tal fato causou uma revolta no governo brasileiro. O porquê dessa crítica? Pois até o momento só houve elogios, como a solução para a crise energética, através de um...
tracking img