Atps quimica 2 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Modelo de Ligações Metálicas
Etapa 3
1. Descreva 5 características dos metais;
O fato dos metais serem quase três quartos da tabela periódica, nos mostra o quanto esse elemento é importante em aspectos globais. Suas principais características são: bons condutores elétricos – podem ser usados para fabricação de fios elétricos; bons condutores térmicos – usados na fabricação de utensíliosdomésticos como ferros elétricos, panelas; apresentam brilho e cor típicos – possuem aspectos brilhantes, podendo ter a cor branca ou prateada, pois refletem todas as frequências de luz; podem ser entortados – independentemente da dureza, os metais apresentam boa flexibilidade, e resistência ao calor- exceto o mercúrio, todos os metais se encontram no estado sólido na natureza, possuindo altastemperaturas de fusão e ebulição.
2. Explique como ocorre a ligação metálica;
Como sabemos, um metal tem tendência de doar elétrons formando cátions. A ligação metálica ocorre quando muitos átomos de um metal perdem elétrons ao mesmo tempo, e os cátions formados se estabilizam pela "nuvem'' de elétrons que fica ao redor.
3. Defina o que é uma ligação metálica e cite o nome e a composição de 3ligas metálicas importantes para a indústria;

As ligas metálicas são formadas pela mistura de metais diferentes ou metais com não-metais, mas sempre prevalecendo, na fusão, dos metais. Podemos considerar algumas ligas importantes para a indústria, como a solda – que é composta de chumbo e estanho; o fusível – que é composto de bismuto, chumbo, estanho e cádmio; e por fim o aço – composto deferro e carbono.
Resumo: Produção de ferro
À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
Pode-se obter o ferro a partir dos óxidos com maior oumenor teor de impurezas. Muitos dos minerais de ferro são óxidos.
A redução dos óxidos para a obtenção do ferro é efetuada em fornos denominados alto forno ou forno alto. Nele são adicionados os minerais de ferro, em presença de coque, e carbonato de cálcio, CaCO3 , que atua como escorificante.
O ferro é encontrado em numerosos minerais, destacando-se: a hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), alimonita (FeO(OH)), a siderita (FeCO3), a pirita (FeS2) e a ilmentia (FeTiO3).
No processo de obtenção, geralmente é usado a hematita, que apresenta ponto de fusão de 1560 °C. Para que essa temperatura seja diminuída, é adicionado o carbonato de cálcio (CaCO3). Além de promover a redução do ponto de fusão da hematita, ele atua reagindo com impurezas presentes como o dióxido de silício (SiO2)formando o metassilicato de cálcio (CaSiO3), conhecido como escória. O coque (carbono amorfo, com mais de 90% de pureza) é usado para promover a redução da hematita, transformando o Fe3+ em Fe(s). Inicialmente, o coque, em presença de excesso de O2 fornecido pelo ar, reage produzindo CO2. O dióxido de carbono assim produzido, e também proveniente do carbonato de cálcio, reagem com o coque que éconstantemente adicionado ao alto forno, produzindo CO. Este, por fim será o responsável por reagir com Fe2O3 produzindo Fe(s) e CO2
O processo de oxidação do coque com oxigênio libera energia. Na parte inferior do alto forno a temperatura pode alcançar 1900 °C.
O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este o seu uso mais frequente. Os aços são ligas metálicas de ferro com outroselementos, tanto metálicos quanto não metálicos, que conferem propriedades distintas ao material.
Têm-se também o ferro-fundido, que é um ferro derretido em moldes, já no formato desejado. Estes são muito quebradiços, pois em geral, têm uma grande quantidade de outros metais, principalmente o alumínio misturados em sua liga. São muito utilizados na fabricação de peças específicas, por seu custo baixo de...
tracking img