Alvenaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALVENARIA CONVENCIONAL.
Compreende a execução de alvenaria de vedação com tijolos ou blocos, é formada por pilares, vigas e lajes de concreto, sendo que os vãos são preenchidos com tijolos cerâmicos para vedação. Neste caso, o peso da construção é distribuído nos pilares, vigas, lajes e fundações e, por isso, as paredes são conhecidas como “não-portantes”.
Entre as vantagens da estruturaconvencional estão a possibilidade de criação de um projeto mais arrojado e a utilização de portas e janelas fora das medidas padronizadas. Apesar de ser mais caro que a alvenaria estrutural, é possível realizar qualquer tipo de reforma.
Para a construção de elementos como pilares e vigas são usados aço estrutural e formas de madeira.
Depois da construção das paredes, é preciso “rasgá-las” paraembutir as instalações hidráulicas e elétricas. Em seguida, deve ser iniciada a etapa de revestimento, caracterizada pela aplicação do chapisco, massa grossa, massa fina e pintura.
VEDAÇÃO
Na alvenaria de vedação, como o próprio nome sugere, o objetivo das paredes é fechar a estrutura da obra entre colunas e vigas sem contribuir de forma direta para a estrutura do projeto. Esta característica nãodispensa a utilização de tijolo cerâmico com tecnologia e dimensionados para atender com praticidade as diferentes exigências de cada projeto.





A três linhas de tijolos cerâmicos de vedação:
1) Face lisa: Tijolos cerâmicos de vedação mais robustos, com paredes mais espessas indicados para obras de alto padrão. Ideal para a aplicação de acabamentos em gesso e aparente.

2)Face ranhurada: Tijolos cerâmicos de vedação mais leves, porém com alta resistência. Indicado na maioria das obras onde o acabamento será em chapisco, emboço e reboco, podendo também em gesso.

3) Tijolos cerâmico modulação “25“: Além do tijolo cerâmico básico para alvenaria vedação trabalhamos também com a linha de modulação “25“ especialmente desenvolvida para aplicações especiais,proporcionando assim uma agilidade maior na obra. Tijolos que possuem marcações em seu corpo (bizoteio) que facilitam o corte do material, evitando assim a quebra desnecessária e concequentemente desperdício de material tijolos como tijolo “seccionado“ desenvolvido especialmente para preenchimento de vãos que são facilmente cortados em divisões de 1/2, 1/4 e 3/4 de sua altura. Já visando facilitar apassagem de tubos hidráulico e conduites elétricos, tijolos que trazem marcações para remoção de até duas de suas paredes, visando passagem de tubos de até 3/4 por secção. O tijolo “Elétrico“ desenhado para acomodar caixa padrão 4x2 e 4x4. A “canaleta“ desenvolvida para facilitar a passagem de ferragens e concreto, evitando trincas em portas, janela e lajes. Material que proporciona melhor isolaçãotérmica e acústica, possibilitam a aplicação direta de gesso.

TIPOS DE ALVENARIA

Alvenaria singela com bloco cerâmico 6 furos.

Alvenaria singela com bloco cerâmico 8 furos.

Alvenaria singela com tijolo cerâmico maciço.






Alvenaria singela de bloco de argamassa de cimento sem função estrutural. Sistema de assentamento em que a espessura da parede coincide com adimensão intermediaria do bloco ou tijolo (espessura de 9,0 cm). No caso de alvenaria com bloco cerâmico 6 e 8 furos, que não podem ser assentados com os furos voltados para fora, considera-se como assentamento “singelo” aquele que confere à parede a espessura de 9,0 cm.

Alvenaria dobrada com bloco cerâmico 6 furos.

Alvenaria dobrada com bloco cerâmico 8 furos.Alvenaria dobrada com tijolo cerâmico maciço. Sistema de assentamento em que a espessura da parede coincide com a maior dimensão do tijolo ou bloco. A espessura seria de 17,0 cm. Já no caso da alvenaria com blocos cerâmicos 6 e 8 furos, que não podem ser assentados com os furos voltados para fora, considera-se com assentamento “dobrado” aquela que confere à parede a espessura de 13,0 e 19,0 cm...
tracking img