Atps processos gerenciais etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL


















TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


PROCESSOS GERENCIAIS
PROFº ODAIR RIZZO


ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ETAPA 1


SANTO ANDRÉ
2012



INTRODUÇÃO

Temos como objetivo, com a realização da Etapa 1 da ATPS da matéria de Processos Gerenciais, expor os conceitos de Planejamento, definido comoEstratégico Tático e Operacional. Sua importância não só para uma organização, mas para o sucesso profissional e realização pessoal de cada pessoa. Estabelecendo uma visão de futuro, mais ampla e criativa, onde as dificuldades são etapas para alcançar os objetivos pré-definidos.


























PASSO 2

Assim como tudo na vida, as atividades de qualquerprofissional, no caso, do administrador, exigem planejamento. Os tempos mudaram, vivemos na era da globalização, grandes avanços tecnológicos e fácil acesso á informação, mas temos que estar focados em nossos objetivos, analisando e se adaptando as mudanças do ambiente.
O profissional deve estabelecer seus objetivos, pensar em onde, quando e como vai fazer para alcançá-los, planejar e colocar ali sua força.Ser flexível, sem perder o foco, fazer das dificuldades oportunidades.

“A arte do progresso consiste em manter a ordem durante as mudanças e promover mudanças no período de estabilidade.” Alfred Whitehead

PASSO 3

O que é Planejamento?

Planejamento é um processo desenvolvido para que uma situação desejada seja alcançada de um modo mais eficiente e efetivo. É tomar umadecisão hoje, sobre algo que acontecerá no futuro.

“Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”
Sêneca

Quais os tipos de planejamento?

Planejamento estratégico

É realizado á nível institucional, ou seja, na cúpula da empresa. É o mais amplo e envolvente, projetado á longo prazo, envolve a empresa como um todo- todos trabalhando pelo objetivo comum- eestá voltado paras as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefas.
O planejamento estratégico oferece uma visão de futuro, caracterizado pela incerteza, por isso suas decisões são baseadas em julgamento e discernimento em vez de dados ou referências. Exige sete etapas:

1. Determinação dos objetivos: lucro, expansão da empresa, segurança, autonomia ou independência.


2. Análiseambiental externa: suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis. Considerando fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos que constituem o ambiente geral. O ambiente de tarefas e o nicho mais próximo da organização: consumidores, conhecer suas necessidades e expectativas; fornecedores de recursos; concorrentes e agências regulamentadoras, comosindicatos, associações de classe, entre outras.

3. Análise organizacional interna: verificar suas forças e fraquezas e como aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças do ambiente externo. Levando em conta a missão e visão da empresa, seus recursos, competências, estrutura, tecnologia, pessoas e cultura.

4. Formulação de alternativas: definir as estratégias, ofensivas oudefensivas

5. Elaboração do planejamento: trabalho em equipe, essa é a chave, através de uma comunicação aberta e eficaz entre todos os níveis da empresa. Considerando a equipe, o estilo, a qualificação, os sistemas, a estrutura organizacional, os valores compartilhados pelas pessoas e a hierarquia de objetivos.
O planejamento pode ser conservador, visando bons resultados e identificandodeficiências e problemas internos. Otimizante, buscando melhores resultados e melhorando as práticas vigentes. Adaptativo, compatibilizando os diferentes interesses envolvidos.


6. Implementação e execução: executar é mais difícil do que planejar requer organização, as pessoas devem ser preparadas e trabalhar em seu cotidiano para a execução do planejamento, a comunicação e a avaliação...
tracking img