Atps mecanica geral etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
Aula-tema: Estática dos pontos Materiais.
Esta atividade e importante para que você desenvolva a aplicação dos conceitos de
forca e suas componentes e aplique esses conceitos parasolucionar problemas de equilíbrio cuja forca resultante do sistema de forcas estudado e nula.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1
Leia e estude no capitulo 3 doPLT os tópicos “3.1 Condições de Equilíbrio de um Ponto Material”, “3.2 Diagrama de Corpo Livre” e “3.3 Sistemas de Forcas Coplanares”.

Passo 2
Discuta e resolva os exemplos 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4.Exemplo 3.1
A esfera abaixo tem massa de 6 Kg e está apoiada como mostrado. Desenhe o diagrama do corpo livre da esfera, da corda CE e do nó em C.

Esfera: há apenas 2 forças atuando sobre aesfera, seu próprio peso (6Kg*9,8=58,9N) e a força da corda CE .
Corda CE: Na corda temos também duas forças atuando, uma que é a Força Fec que é a força do nó que atuasobre a corda e a força Fce que é o peso da esfera atuando como uma força para baixo.

Nó C: o nó C está sujeito á 3 forças diferentes, importante ressaltar é que o peso da esfera não atua diretamenteno nó C. A força Fcba é a força das cordas A e B atuando no nó. A outra força presente no diagrama é a Fcd, que é a força da mola k atuando sobre o nó, e finalmente a força Fce que é a força da cordaCE.

Passo 3
Leia, com atenção, as informações que seguem abaixo para determinar as forcas atuantes no ponto material dado na figura abaixo:

Seja o problema de engenharia exposto na figura 1, aqual mostra a articulação “O” de uma Das treliças do guindaste, cujo pino atua como ancoragem das quatro barras da estrutura da treliça. Esse pino de articulação deve ser projetado para resistir aosesforços atuantes nesta Junção.

De acordo com os conhecimentos apresentados em classe, as leituras e os estudos
recomendados nos passos 2 e 3, para o desenvolvimento do calculo dos esforços no...
tracking img