Chamine solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ar-condicionado solar não consome eletricidade.

Principalmente na nossa região, onde o sol prevalece na maioria do ano , novas aplicações de produtos são desenvolvidosatravés de estudos de chaminés solares , vindo a ajudar a refrescar quem vive por aqui, ou por diversas partes do país mais quentes. A chaminé solar desenvolvida naUniversidade Federal de São Carlos(UFSCar), adota o mesmo princípio de um aquecedor solar de água e pode ser instaladas para estimular a ventilação natural em residências e escritórios.Segundo o professor Maurício Roriz e seus orientados , criadores dos produtos, a chaminé funciona como um coletor solar: os raios solares atravessam um vidro e aquecem umaplaca metálica preta, situada abaixo dele. Aquecida, a placa emite calor, mas em frequência diferente da que vem do sol e para a qual o vidro é opaco. Assim, o calor entra, masnão consegue sair. Diferentemente dos coletores solares convencionais, a água se aquece ao circular em tubos que passam sob a placa quente. “Na chaminé solar, ao invés de águaé ar” disse. Trata-se, portanto, de um processo de ventilação provocado por diferenças de temperatura e de pressão, sendo muito eficiente para promover o conforto térmico nashoras quentes, mesmo em áreas urbanas densamente ocupadas, onde os obstáculos impedem o aproveitamento da ação direta do vento.

O ar-condicionado natural se baseia nochamado "efeito chaminé": no interior da estrutura, o ar aquecido se torna mais leve e tende a subir, aspirando o ar dos ambientes e substituindo-o pelo ar exterior.

AutorOriginal : Maurício Roriz
GUSTAVO ALVES
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=arquitetura-bioclimatica-ar-condicionado-solar&id=010170110428
tracking img