Atps gestao da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO






A motivação para a melhoria da qualidade é decorrente da necessidade de prover maior valor e satisfação aos clientes. O aumento da eficácia e da eficiência beneficia os clientes e a organização como um todo.
Nem sempre a tarefa de atingir e manter tais objetivos são simples, devido à complexidade dos diversos aspectos que devem sergerenciados, o que exige um compromisso intenso no sentido de melhorar constantemente a competência técnica dos funcionários.
Torna-se necessário, para superar os obstáculos, a aplicação de técnicas que possam facilitar as tomadas de decisões no ambiente corporativo, destaca-se então a necessidade do uso de Ferramentas da Qualidade2 A EMPRESA



A empresa escolhida para este trabalho de pesquisa sobre Gestão da Qualidade foi Volkswagen do Brasil, pois um integrante do grupo trabalha nesta automobilística, sendo assim pudemos ter mais acesso as informações sobre o tema pesquisado.
O funcionário entrevistado para coleta de dados foi o preparador de projeto da área de FerramentariaPaulo César Reis, que trabalha diretamente com a Gestão da Qualidade nesta área da empresa, desenvolvendo Instruções e Procedimentos de trabalho, realizando auditorias de housekeeping e processo e em fornecedores externos, trabalhando também com os custos da qualidade. É uma atividade bem intensa, pois exige um contato com todos os departamentos da Ferramentaria.



2.1 Localização e segmentoA empresa está localizada na Via Anchieta km 23,5 – Demarchi, São Bernardo do Campo.
É uma montadora automobilística de grande porte, sendo muito conceituada no Brasil e no mundo.


2.2 Missão da empresa



A Volkswagen do Brasil é uma fabricante de veículos de alto volume orientada para a qualidade, satisfação do cliente, inovação e responsabilidadesocioambiental.
Concentramos nossos esforços em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores e à sociedade.


2.3 Visão da empresa


Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentável.


2.4 Valores da empresaEsta empresa tem como valores proximidade ao cliente, alta performance, adicionar valor, renovação, respeito, responsabilidade e sustentabilidade. Todos esses valores são muito importantes, tanto que esta é uma empresa que se mantém firme no mercado até hoje.



3 Estudiosos de qualidade



3.1 Armand V. Feigenbaun



Armand Feigenbaun é reconhecido como umdos gurus do conceito da Qualidade Total, por disseminar pelo mundo a importância de ferramentas de gestão pela qualidade desde meados da década de 50. A principal proposta de Feigenbaun está em fazer com que as organizações migrem do gerenciamento baseado apenas em ativos tangíveis para uma compreensão mais ampla, que compõe como fator determinante a capacidade de inovação, inclusive do própriogerenciamento, maximizando o “valor” do ativo gerencial da organização, extraindo os valores de ativos intangíveis, como o valor da marca e de melhorias de processos. O autor quer mostrar, enfim, que importa mais a qualidade da gestão e não a sua quantidade. Afinal, nem sempre os sistemas são adotados pelas empresas de modo adequado. Muitas vezes, quando em grande número, acabam até por entrar emconflito entre si
Feigenbaun é reconhecido como pioneiro no estudo dos custos da qualidade. As suas maiores contribuições para o ensino da qualidade são os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais.
Os 19 passos para a melhoria contínua:
1. Definição de Controle de Qualidade Total.
2. Qualidade versus qualidade....
tracking img