Sociedade de massas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade de Massas
Sob o ponto de vista descritivo, a Sociedade de massa pode ser definida como uma sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga escala, na distribuição e no consumo dos bens e serviços, tomando igualmente parte na vida política, mediante padrões generalizados de participação, e na vidacultural, através do uso dos meios de comunicação de massa.
As ações da massa apontam diretamente para o objetivo e procuram atingi-lo pelo caminho mais curto, o que faz com que exista sempre uma única ideia dominante.
Na complexidade da sua estrutura, a Sociedade de massa é um fenômeno recente, do nosso século; mas, ao mesmo tempo, ela é resultado de um longo processo de modernização, quepressupõe um progressivo envolvimento social, político e cultural das grandes massas da população.
De quase todos os ângulos em que nos possamos colocar, quando examinamos o público, compreendemos que já avançamos bastante na direção da sociedade de massas. O público, assim concebido, é o leme da democracia clássica do século XVIII; a discussão é o fio que liga os círculos de debate. Ela está na raizdo conceito da autoridade, e se baseia na esperança de que a verdade e a justiça surgirão da sociedade, de alguma forma, como um grande aparato para discussão livre. O povo tem problemas. Discute-os. Decide sobre eles. Formula seus pontos de vista. Estes são organizados, e concorrem entre si. Um vence. Então, o povo age segundo esse ponto de vista, ou seus representantes recebem instruções paracolocá-los em prática, o que prontamente fazem.
Essa é a imagem do público na democracia clássica, ainda utilizada nas justificativas do poder na sociedade americana. Mas devemos reconhecer que hoje essa descrição parece um conto de fadas: não constitui nem mesmo um modelo parecido com o funcionamento do sistema de poder americano. As questões que determinam atualmente o destino do homem não sãoapresentadas ao grande público nem por este debatidas. A ideia da comunidade de públicos não é uma descrição da realidade, mas de um ideal que serve para legitimar uma farsa – considerando-a realidade. Pois hoje todos os que examinaram cuidadosamente o público reconhecem que sua participação é muito menor do que no passado.
Atualmente, tendo em vista todas essas forças que ampliaram ecentralizaram a ordem política e fizeram as sociedades modernas menos políticas e mais administrativas; tendo em vista a transformação das antigas classes médias em algo que talvez nem deva ser chamado de classe média; tendo em vista todas as comunicações em massa que não comunicam realmente; tendo em vista a segregação metropolitana que não é comunidade; tendo em vista a ausência de associações voluntáriasque realmente liguem o público em geral com os centros do poder - o que está acontecendo é o declínio dos públicos, soberanos apenas no sentido mais formal e retórico.

Tendo origens remotas na historia do pensamento político, a Sociedade de massas esteve na origem de todo o conceito de mídia e propaganda. Ela continua intimamente ligada à Sociedade de massas, pois a sua ideia é exatamenteassegurar o controle dessas massas, procurando criar uma realidade que sirva principalmente à elite dirigente, mas que não deixe de, simultaneamente agradar ou ate mesmo desagradar o publico, que esta exposto a mensagens, conteúdos e acontecimentos que vão alem da sua experiência.

Podemos ver que a Sociedade de massas ‘carrega’ mais consequências negativas do que positivas. O publico perde suaindependência e, o que é mais importante, perde o desejo de ser independente: de fato, não conserva a ideia de ser um indivíduo independente, com sua mentalidade e seu modo de vida padronizada. Não que goste ou não goste de tal vida - a questão jamais se apresenta assim clara e aguda, portanto não se sente amargo nem satisfeito com as condições e os acontecimentos. Julga que deseja apenas ter sua...
tracking img