Atps epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Muitos profissionais de saúde submetem-se, em sua atividade, a tensões provenientes de várias fontes: contato frequente com a dor, sofrimento, pacientes terminais, o receio de cometer erros, relações com pacientes difíceis. Sendo assim, cuidar de quem
cuida é condição suficiente para desenvolver projetos de ações em prol da humanização da assistência.
A Política Nacional deHumanização (PNH), entende Humanizar como:
• Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
• Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos;
• Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
• Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo degestão;
• Identificação das dimensões de necessidades sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
• Mudança nos modelos de atenção e gestão, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
• Compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e deatendimento. (Portal da Saúde, 2006)
O Método Paidéia reconhece então a importância, a pluralidade e a interpenetração (transversalidade) das instituições, assim como a necessidade de entender esses espaços não somente pelo seu aspecto negativo (as instituições-máquinas de produção de subjetividade e, portanto, de controle), mas também pelo seu aspecto positivo: espaços de produção de subjetividadepassíveis de transformação e instrumentos para realização de desejos coletivos. (Marília, 2010)
O Método politiza a gestão porque reconhece os conflitos e procura não moralizar os interesses em jogo. Aposta na ideia de que se, por um lado, infelizmente, é possível a viabilidade de organizações de trabalho que ignoram violentamente os interesses dos trabalhadores e, muitas vezes, dos usuários, por outrolado, este tipo de organização é apenas uma construção histórica dentre outras possíveis, não sendo de modo algum um arranjo necessário. (Marília, 210)
O programa HumanizaSUS, utilizando do método de Padéia, para absorver dos profissionais as dificuldades encontradas no seu ambiente de trabalho identificaram os problemas que os profissionais da saúde se deparam, com isso, criar um ambientehumanizado para o paciente. Após esse estudo entenderam que o programa só teria sucesso se os trabalhadores e gestores também estivessem inserindo em tal programa.
A iniciativa de criação deste programa expressa uma decisão firme do Ministério da Saúde de enfrentar os grandes desafios de melhoria da qualidade do atendimento público, buscando a valorização da saúde dos profissionais desta área.(Portal da Saúde, 2006).
A Política Nacional de Humanização busca colocar em prática os princípios do SUS no dia-a-dia dos serviços de saúde, adotando mudanças na maneira de planejar e executar suas ações. (Portal da Saúde, 2006).
O Programa de Humanização do SUS é baseado e desenvolvido nos princípios da:
Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde: Os modos degestão definem diretamente as técnicas, a clínica (práticas interdependentes e complementares). Sendo assim, a incorporação da humanização deve interagir nesse processo. (Portal da Saúde, 2006).
Transversalidade: - Caracteriza-se por concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, oque se reflete em mudanças nas práticas de saúde e deslocamentos de identitários. (Portal da Saúde, 2006).
Autonomia e protagonismo dos sujeitos – Caracteriza-se como, a co-responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão. Bem como, a ampliação da vontade e capacidade de fazer algo. (Portal da Saúde, 2006).
O Humaniza SUS acredita em inovações que...
tracking img