ATPS Epidemiologia e Bioestat stica

1714 palavras 7 páginas
ATPS Epidemiologia e Bioestatística
Etapa 1

Grupo

A definição mais completa de Saúde Pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento, o controle das infecções, educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social, a garantia de um padrão de vida adequado a manutenção da saúde. Portanto, Saúde Pública tem importante papel na promoção e recuperação da saúde comunitária na promoção de saneamento básico, na prevenção epidemiológica, na promoção de hospitais gerais, hospitais especializados, postos de saúde, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.
A epidemiologia é o eixo da saúde pública. Proporciona medidas de prevenção, avaliação, fornece dados para o diagnóstico de doenças transmissíveis e não transmissíveis, verifica a consistência das hipóteses da causa. Estuda a morbidade e a mortalidade com a finalidade de traçar o perfil de saúde-doença nas coletividades humanas. Realiza testes eficazes e procedimentos em vacinas. Desenvolve a vigilância epidemiológica. Analisa as condições ambientais e socioeconômicas que possam ter alguma influência em doenças e nas condições de saúde. Constitui elos de ligação comunidade/governo, estimulando a prática da cidadania através do controle, pela sociedade dos serviços de saúde. Para entendermos melhor a atual crise no sistema de saúde pública, que é caracterizado por filas frequentes, poucos leitos hospitalares, escassez de recursos e falta de medicamentos; precisamos conhecer e entender os determinantes históricos que nos trouxeram à atual situação.
Em nosso sistema capitalista, a saúde nunca foi prioridade, ao longo da história observamos que ela só recebeu atenção dos

Relacionados