Atps eng economica 2° parte em diante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5- Perspectivas Pós-keynesiana

Segundo a visão Pós-keynesiana, os bancos não são apenas intermediadores de recursos, mas também capazes de criar crédito, independente da existência de depósitos prévios, por meio da criação da moeda bancária. Com isso os bancos passariam a determinar as condições de financiamento em uma economia capitalista, pelo fato de estabelecerem o nível e as condições emque é ofertado o crédito, proporcionando os créditos necessários independente da poupança acumulada previamente.
A oferta de crédito por parte dos bancos depende apenas das expectativas quanto a capacidade do tomador de obter recursos afim de cumprir as amortizações futuras do empréstimos, pra isso é feita uma avaliação, o que causa uma variação da oferta de credito tendo como conseqüência,alterações no volume de investimentos, produto e emprego na economia.
A administração do passivo significa atuar, em nível de obrigações, de maneira ativa e não apenas como depositários inertes dos recursos do clientes.
Os lucros dos bancos dependem principalmente da diferença entre as taxa de empréstimos, e as taxas de captação de recursos.

Os intermediários financeiros surgem do monitoramentofeito pelos investidores, tal esse que possui um amplo sentido (DIAMOND, 1984):
• ESCOLHER OS MELHORES PROJETOS EM UM CONTEXTO DE SELEÇÃO ADVERSA;


• PREVENIR COMPORTAMENTO OPORTUNÍSTICO POR PARTE DOS TOMADORES DE EMPRÉSTIMOS NO DECORRER DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO (RISCO MORAL);


• AUDITAR E/OU PUNIR UM TOMADOR DE EMPRÉSTIMOS QUE FALHA NO COMPRIMENTO DE SUAS OBRIGAÇÕESCONTRATUAIS.
Considerando que essas prevenções melhoram a qualidade e eficiente dos contratos entre concessores e tomadores de empréstimos.
Por fim, os intermediários financeiros são uma fonte de financiamento para as empresas que não podem ou não desejam atuar no mercado de títulos.
De maneira mais específica, o modelo de Holmstrom e Tirole (1997) mostra que somente firmas bem capitalizadas podemobter débito direto, enquanto firmas razoavelmente capitalizada tomam empréstimos de bancos e bancos sub-captalizadas não podem investir.

6- Relacionamentos entre concessores e tomadores de empréstimo

Uma das linhas de pesquisa na teoria bancária trata do relacionamento entre concessor-tomador de empréstimos.
Explicando formalmente a existência de intermediários financeiros (Diamond, 1984)considera um conjunto com uma estrutura de informação em que os concessores de empréstimos não podem gratuitamente observar os retornos dos projetos dos tomadores de empréstimos. Ele refere se a um contrato de débito apontando o rico do projeto, em que o concessor monitora o tomador somente no caso de inadimplência. Afim de economizar em custos com monitoramento, o comportamento ideal para umainstituição financeira competitiva é canalizar fundos entre poupadores e tomadores. Alem disso a estrutura desta instituição compartilha características básicas de um intermediário convencional.
Em 1990 Sharpe apresentou uma tória dinâmica de “relacionamento com o consumidor” em mercado de empréstimo bancário. Segundo ela o relacionamento com o consumidor surge como conseqüência da evolução assimétricados conjuntos de informação. Sharpe apóia a hipótese criada por Kane, Malkiel e Fama, de que um banco que empresta para uma firma aprende muito mais sobre a capacidade desse tomador do que outros bancos. A teoria de Sharpe sugere que as firmas permaneçam com o mesmo banco, não somente pela boa relação já adquirida mas porque as firmas de alta qualidade são “informacional mente capturadas”, elesoferecem seus melhores serviços e ao mesmo tempo a relação se mantém devido a dificuldade da firma de obter informações sobre a performance de outros bancos.


Distribuição entre a equipe das tarefas que serão realizadas individualmente pelos componentes, para equilíbrio das responsabilidades dos membros do grupo.


• Dennys ricardy Baldini:
Problemas Simples, Problemas Intermedarios e...
tracking img