Metodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde Sua existência o homem tem evoluído constantemente. Na educação não foi diferente ocorreu grandes transformações. A Educação passou a ser para todos. Essa nova educação formou pessoas com novos valores, leis a serem cumpridas surgindo uma sociedade civilizada mais critica mais rígida com uma nova cultura social e para isso e necessário que a educação evolua a cada dia mais.
Vamosanalisar a educação, as responsabilidades do pedagogo a didática e o novo método de ensino, pois a educação e fundamental para o desenvolvimento humano de uma forma geral.

No novo modelo de educação, as escolas tem como base fundamental no ensino os conteúdos didáticos impostos por governos federais, estaduais e representantes da educação. Mas esta base de ensino varia de estado de cultura social eda forma a ser aplicada pois cabe a instituição de ensino junto ao professor saber a melhor forma de aplicar esses conteúdos e de complementalos com assuntos contemporâneos e culturais da sua região, acompanhando a cada necessidade dos alunos.
Há dois tipos de professores no ensino fundamental: os progressistas, e os tradicionais. Os professores progressistas, são aqueles dispostos a realmenteensinar o aluno, buscando se atualizar com as noticias, com as tecnologias, procurando se preparar para os preconceitos existentes, para as diferenças de classe social, aprendendo a educar, lidando com as diferenças de apredisaguem de cada aluno pois cada um tem sua maneira de compreensão daquilo que lhe e ensinado. Em sala de aula cabe ao professor ensinar os alunos de maneira clara e objetivatudo aquilo que e necessário, para o aluno possa criar capacidades próprias e tenha autonomia de pensamentos traves do conhecimento transmitido a ele. Através da educação do pedagogo, e que surge os primeiros princípios, valores e desse primeiro contato que nascem os conhecimentos e conceitos pra lidar no dia, dia, na sociedade e na vida quando adulto. Nesse contato com o professor o alunoesclarecem duvidas, se confrontando com a historia do mundo desde o principio, criando conceitos e saberes sobre, política, tecnologia, economia, sexo, culturas, alem de todas as disciplinas curriculares, entre vários outros assuntos. Na maneira progressista o professores demonstram uma forma mais amorosa de se relacionar com o aluno tanto dentro de sala como fora da sala de aula.
Já os professorestradicionais usam a forma mecânica e repetitiva, não se preocupam com o aluno e apenas realizao suas aulas de modo repetitivo não procurando inovar seus métodos de ensino, os alunos apenas memorizam formulas, mais não por muito tempo, pois a melhor forma de ensino e aquela que ele possa expor suas ideias seu entendimento, quando ele usa sua imaginação, sua mente, seu entendimento suas habilidades ecapacidades mentais, uma maneira em que ele realmente possa apreender, para que futuramente ele venha demonstrar seus conhecimentos em sociedades.
Nesse contexto educacional surge a didática que também e fundamental para uma educação de qualidade. A didática e ligada a meios pedagógicos - didáticos e objetivos sociopolíticos. Não há homem sem sociedade não há sociedade sem o homem e sem aeducação. E através da didática que o professor traça seu cronograma educacional, a didática ajuda a organizar os objetivos, os conteúdos e métodos de aprendizagem do aluno. Ela direciona o professor dando mais segurança. Assim o pedagogo sabe qual objetivo a ser atingido, qual e o significado social do conteúdo ensinado, e o que ele pode fazer para que os alunos possam tirar o maior aproveitamento daescola. A didática junto a pedagogia devem formar seres pensantes, e críticos ativos na sociedade, seres que tentam mudar a realidade social.
Aprender a aprender tornou-se um pilar da educação extremamente relevante nas discussões sobre a pratica pedagógica. Professores e alunos estão redescobrindo seus papeis, tornando-se participantes no processo dialogo de ensinar aprendendo e de...
tracking img