Catastrofes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Dia Internacional para a Prevenção de Catástrofes Naturais. Foi uma data criada pela ONU Organização das Nações Unidas, é comemorada anualmente na segunda quarta-feira do mês de Outubro.
Tem comoobjetivo sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem ações concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar acapacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.
De acordo com uma mensagem da ONU, por ocasião da data, nos últimos 10 anos as catástrofes naturais fizeram mais de 600 mil mortos e afetarammais de 2,4 bilhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Perderam-se, assim, anos de esforços em prol do desenvolvimento, o que agravou a pobreza de milhões de pessoas, deixando-asainda mais vulneráveis face aos riscos naturais.
Mais do que nunca, devemos aumentar os nossos esforços para reduzir essa vulnerabilidade.
Para isso, a comunidade internacional assumiu umcompromisso em relação as prioridades estabelecidas no Quadro de Ação de Hyogo 2005-2015: Aumentar a Capacidade de Recuperação de Países e Comunidades Perante as Catástrofes.
A Estratégia Internacional paraa Redução de Catástrofes, um sistema que engloba uma série de atores à escala global, destina-se a melhorar a coordenação e a mobilização de recursos.
Neste Dia Internacional para a Redução dasCatástrofes Naturais, a ONU apela aos governos e a todos os atores pertinentes, desde educadores, empresas e sociedade civil,  para que respondam às necessidades das crianças e de outros grupos vulneráveisque vivem em zonas de risco.
Segundo a ONU, nenhum lugar do planeta está salvo de catástrofes naturais e faz lembrar o terrível terremoto e o tsunami no Oceano Índico, a destruição provocada pelaseca e os gafanhotos na África, a devastação causada pelos furacões e os ciclones nos Estados Unidos, nas Caraíbas e no Pacífico, tal como as fortes inundações na Europa e na Ásia, que fizeram...
tracking img