Metodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos Método é um conjunto de regras e procedimentos que orientam o trabalho do pesquisador e confere aos seus resultados a confiabilidade ou a credibilidade científica, e significa o conjunto de etapas e processos a serem ultrapassados ordenadamente na investigação dos fatos na procura da verdade. Método científico O conhecimento científico é obtido dos fenômenos (aquilo que se observa),aplicando-se as regras do método científico (procedimento algorítmico que aplicado às observações produz as generalizações, as leis, as teorias científicas). O conhecimento constitui-se em uma síntese indutiva do observado, do experimentado. Com o nascimento da Ciência Moderna, surgiam na mesma época as primeiras formulações sobre o fundamento do conhecimento, na oposição entre o racionalismo,associado principalmente a René Descartes e Gottfried W. Leibniz, e o empirismo de Francis Bacon e dos ingleses John Locke e Thomas Hobbes. O Conhecimento Científico, tendo um método que propicia o controle da busca do conhecimento, que permite, na ciência, delimitar o campo da pesquisa é uma conquista recente da sociedade. Embora, na civilização grega antiga já se aspirasse diferenciar o conhecimento demito e de conhecimento comum, faltava o método. Com o método é possível descobrir a regularidade que existe nos fatos: a partir da observação da regularidade dos fenômenos, verificar, inferir, explicar e generalizar o fenômeno transformando-o em lei. A aproximação científica a estes elementos é complexa e normalmente efetua-se por meio dos métodos científicos desenhados para ramos específicos doconhecimento: indutivo (experimental), dedutivo (racional), hipotético-dedutivo e o dialético. Os métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo (ou de verificação de hipóteses) costumam ser aplicados às ciências naturais (física, química, biologia).

Método indutivo Indução é um processo mental, que partindo de dados particulares, suficientemente constatados infere-se uma verdade geral ouuniversal. É realizado em três etapas: observação dos fenômenos, descoberta de relação entre eles e generalização da relação. O método indutivo ou o indutivismo é um método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais. Trata-se do método científico mais usual, que se caracteriza por quatro etapas básicas: a observação e o registo de todos os factos: a análise e aclassificação dos factos; a derivação indutiva de uma generalização a partir dos fatos; e a contrastação /verificação. Significa que, após uma primeira etapa de observação, análise e classificação dos factos, apresenta-se uma hipótese que soluciona o problema. Uma forma de levar a cabo o método indutivo é propor, com base na observação repetida de objetos ou acontecimentos da mesma natureza, uma conclusãopara todos os objetos ou eventos dessa natureza.

O raciocínio indutivo pode ser completo (assemelha-se ao raciocínio dedutivo, já que a conclusão não fornece mais informação do que aquela que dão as premissas) ou incompleto (a conclusão vai mais além das informações fornecidas pelas premissas; quanto maior a quantidade de informações, maior é a probabilidade. No entanto, a verdade das premissasnão garante a verdade da conclusão). Exemplo de raciocínio indutivo completo: O Pedro e a Marta têm três cães: o Tico, o Teco e o Tareco. O Tico é de cor preta. O Teco é de cor preta. O Tareco é de cor preta. Portanto, todos os cães do Pedro e da Marta são de cor preta. Exemplo de raciocínio indutivo incompleto: O Tico é de cor preta. O Teco é de cor preta. O Tareco é de cor preta. Portanto, todosos cães são de cor preta. Como se podem ver, no segundo exemplo, todas as premissas são verdadeiras, mas a conclusão é falsa. Método dedutivo O pensamento é dedutivo quando, a partir de enunciados mais gerais dispostos ordenadamente como premissas de um raciocínio, chega-se a uma conclusão particular ou menos geral. O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está...
tracking img