Atps eng. automotiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2

Passo 1: Motores de Combustão Interna

Os motores de combustão interna (Fig. 1) são uma máquina térmica uma vez que produzem calor no interior do próprio motor, que transforma a energia química, térmica, resultante da combustão gerada pela mistura ar/combustível, por como, por exemplo, gasolina ou gasóleo, em energia mecânica. O motor é composto de um mecanismo capaz de transformaros movimentos alternativos dos pistões em movimento rotativo da árvore de manivela, que transmite energia mecânica aos equipamentos acionados, como por exemplo, um gerador de corrente alternada. Ou seja, são considerados motores de combustão interna aqueles que utilizam os seus próprios gases de combustão como fluido de trabalho, se assim se pode dizer. É então fundamental não fazer confusão eafirmar que motores de combustão interna são o mesmo que motores de explosão. Tecnicamente isto está incorreto. Até porque o que ocorre dentro das de câmaras de combustão não é uma explosão de gases. O que impulsiona os pistões é o aumento da pressão interna da câmara devido à combustão. A dita explosão é uma detonação de gases que deve ser evitada nos motores de combustão interna a fim deproporcionar uma maior durabilidade dos mesmos e uma menor taxa de emissões poluentes.
Motores de combustão interna são vulgarmente denominados motores de explosão porém, tecnicamente isto está incorreto pois o que ocorre dentro das de câmaras de combustão não é uma explosão de gases. O que impulsiona os pistões é o aumento da pressão interna da câmara devido à combustão. A dita explosão é uma detonaçãode gases que deve ser evitada nos motores de combustão interna a fim de proporcionar uma maior durabilidade dos mesmos e uma menor taxa de emissões poluentes.

Figura 1 - Motor de combustão interna (Fonte: Informotor)
Desenvolvimento ao longo da história

Desde já há uns séculos atrás que se procura desenvolver novos e mais eficientes modos de produzir energia mecânica, nomeadamente a partirde energia química, térmica, existente em combustíveis diversos, energia esta gerada e libertada através de processos de combustão levados a cabo no interior de um mecanismo próprio, da já referida máquina térmica, o motor.
E poder-se-á dizer que a história deste denominado motor de combustão interna terá tido início no séc. XVII, palco das primeiras tentativas de realização de trabalho útilatravés de combustível, como terá sido o caso da proposta de Christiaan Huygans, em 1673, ao ser utilizada a explosão de pólvora para elevar um pistão dentro de um cilindro. Com um arrefecimento dos gases provenientes da combustão, baixando a sua pressão e provocando a descida do pistão, seria provocada uma subida da água ou carvão pela ação da pressão atmosférica. Contudo, já no início do séc. XVIhavia sido proposta a elevação de um peso através do fogo, fazendo uso do mesmo princípio, por Leonardo da Vinci, em 1508.
No mesmo século, Sir Samuel Morland fez uso do mesmo combustível, pólvora, para movimentar bombas de água, acabando por criar o primeiro rudimentar motor de combustão interna com pistões.
Os motores a pólvora possuíam, no entanto, uma desvantagem que não poderia serignorada, a possível destruição dos metais constituintes dos próprios motores provocada pelo dióxido de enxofre produzido na sua combustão que resultaria em ácido sulfúrico.
Já no séc. XVIII, foi proposto e evoluído o funcionamento da máquina a vapor (notando os nomes de Denis Papin, autor da proposta, e Thomas Savery, Thomas Newcomen e James Watt, autores da evolução), máquinas que em muitoimpulsionaram a revolução industrial do mesmo século. Foi de fato Watt, em 1769, quem finalmente melhorou estas máquinas, que até ao momento apresentação processos muito lentos de funcionamento e muitas limitações, ao inventar um condensador externo ao cilindro, permitindo muitos mais ciclos por unidade de tempo. No entanto, ao mais tarde propor usar a sobrepressão do vapor como efeito motor, aumentando...
tracking img