Resumo do filme: o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANNAUD, Jean Jacques. O Nome da Rosa. Título Original: Der Name Der Rose. Colorido. Legendado. Duração: 130 min. Alemanha, 1986.

O filme é um relato do monge Adso Von Melk, que em sua velhice decide contar um pouco sobre as experiências vividas na sua época de noviço. Como todo aprendiz tem seu mestre, Adso ficou aos cuidados do monge franciscano William de Baskerville.No ano de 1327, Willian levou Adso a um mosteiro muito conhecido no norte da Itália por possuir um dos maiores acervos daquela época. O objetivo da viagem era de participarem de um debate onde iriam decidir se a igreja católica deveria doar parte dos seus bens. Ao chegar Willian observou que havia uma catatumba recém formada, era do jovem monge Adelmo. Os monges ficaram em dúvida se o queacontecera com Adelmo teria sido acidente ou pocessão demoníaca.
Willian se inspirava em Aristóteles, nos filósofos gregos e na sua capacidade lógica, por isso decidiu investigar o que tinha de fato acontecido com o irmão Adelmo. Em uma de suas missas, um monge interrompeu anunciando mais uma morte de maneira brusca, era Venâncio o tradutor grego, ele tinha a ponta do seu dedo e a ponta dalíngua roxa. Willian e Adso começam a pesquisar as obras feitas e lidas pelos dois homens que tinham sido mortos, e começa também a descartar a hipótese das mortes serem ação do diabo. Nas suas investigações eles observaram que os escrivães e copistas não tinham a quantidade de livro necessário para as suas traduções, com isso, eles chegaram à conclusão de que havia muitos livros restritos a leitura.O irmão Berengar era o bibliotecário assistente e estava agindo de maneira muito estranha, Willian e Adso começaram a suspeitar que ele pudesse ter a chave para esse enigma, mas eles não sabiam onde o irmão Berengar estava. Pouco tempo depois o encontrou morto afogado numa banheira, ele tinha a ponta do seu dedo e a ponta da sua língua também pintadas de roxo. Encontraram com ele umpergaminho com palavras escondidas, só podiam ser vistas a luz de velas. O segredo que o irmão Berengar guardava segundo Willian, era livros espiritualmente perigosos, e aos rapazes que quisessem ler os livros o irmão Berengar dava um pergaminho com o endereço de onde estavam os livros, desde que em troca tivesse momentos de carícias com os mesmos. Assim foi explicada a morte do irmão Adelmo, ele searrependeu do que tinha feito e antes de se matar ele deu o pergaminho para Venâncio, que procurou o livro e após lê-lo também se sentiu mal e morreu. Berengar achou o corpo de Venâncio o levou ao chiqueiro para evitar suspeitas contra ele, e foi até a mesa de Venâncio para saber o tinha lido que o levou a morte, chegando lá achou um livro e começou a lê-lo, logo depois e foi tomado por uma dorinsuportável, ele procurou algumas ervas de banho para aliviar a dor, mas acabou morrendo afogado. Ele também tinha uma mancha roxa na ponta do seu dedo e na ponta da língua.
O três homens morreram por causa de um livro. Willian exigiu ter acesso à biblioteca, mas ele não foi atendido pois o Bernardo Gui, o Grão-Inquisidor, chegou no local e estava pronto para torturar qualquer suspeitode heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Mesmo assim Willian e Adso não desistiram, e num certa noite, eles encontraram uma passagem secreta onde dava acesso à gigantesca biblioteca, ela parecia um labirinto, chegaram até a perderem, mas graças à inteligência de Adso eles conseguiram se achar. Enquanto isso Bernardo Gui achou o irmão Salvatóre em um ritual satânico e uma mulherque só o acompanhava por que tinha fome e queria comer a galinha, mas o Bernardo condenou os dois à morte na fogueira, pois achava que os rituais seria a causa principal das mortes no mosteiro.
Durante uma reunião da comissão papal e dos irmãos franciscanos, um monge chama Herpolário sussurrou para Willian que tinha encontrado o livro que tinha levado a morte os monges, Willian o...
tracking img