Atps de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossasociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos.
É um metal de símbolo Al, branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de facecentrada, característica de todos os elementos metálicos. É abundante na natureza, principalmente em forma de silicatos. É também sólido, de densidade 2,7, que funde a 660,32º C, um bom condutor de calor e eletricidade e trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCℓ3. Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a águanem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina.

Propriedades físicas e químicas:

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca-prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atómico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atómicarelativa de 26,98 1.
Com poucas excepções, encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável2.
O alumínio é uma das espécies mais reactivas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC,reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogénio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em electrões, como o flúor e o cloro. O seu carácter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.
Outra característica importante deste metal é a sua excelenteresistência à corrosão. Quando exposto ao oxigénio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protectora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico3.
Muitas das suas aplicações são baseadas nas suaspropriedades, como: a alta condutividade eléctrica e térmica, a baixa densidade, a boa reflectividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a ductilidade3. Além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia4. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogénios, dissulfido de carbono e cloreto de metilo5.
Puro, este metaltem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de formação de amálgamas com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas amálgamas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias3,6.

Propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

As propriedades intensivas são propriedadesfísicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema. Já as propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existente num dado sistema.
A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e...
tracking img