Atividades supervisionadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo – Tupã- SP

Curso – Serviço Social – 6º Termo

Data da entrega - 19/09/2012

Professora Presencial: Maria Ireni Gaito Hirotsu

Professor Tutor á Distancia: Maria Suzanir Fernanda Maia

Acadêmicas:

Elizete Pinheiro da Rocha RA - 229846

Maristela Simões Lacerda RA - 229847

Mara Silvia de Góes Jacob RA -229853

Orasilia Mestrinheire Húngaro RA - 193204

Maria de Lourdes Evangelista RA - 205328

1 - INTRODUÇÃO

Entende-se que o objetivo fundamental da pesquisa é o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, descobrindo respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

A pesquisa envolve todos os aspectos relativos ao homem em seusmúltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais.

Sendo assim, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social, será abordado, enfatizando que o mesmo parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionaispropriamente ditos.

Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo.

Assim, o conceito de pesquisa aqui adotado aplica-se às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências sociais, incluindo Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Economia etc.Contudo, a pesquisa pura busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e conseqüências práticas.

2 – JUSTIFICATIVA

Justifica-se a execução do presente trabalho, devido a acreditar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade oupropriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.

A preocupação com o conhecimento da realidade é uma constante na vida dos homens. A pesquisa apresenta-se como forma de investigação que tem como finalidade buscar respostas às indagações da sociedade por meio de procedimentos científicos. Supõe-se que a realidade não é o que mostra na aparência, nãose revela na superfície e, além disso, esquemas explicativos não a esgotam. Desse modo, a pesquisa utiliza-se do método científico, para descobrir respostas aos problemas mediante o emprego de procedimentos metodológicos.

Entre os procedimentos metodológicos estão os delineamentos, que articulam e estruturam planos no sentido de obter respostas para os problemas de estudo.

3 - PROBLEMÁTICAPor que dizer que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão? Todo trabalho social possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes.

Esta condição é dada pelos homens no processo de atendimento às necessidades materiais e espirituais suas e de outros homens.

Pelo processo de trabalho os homens transformama realidade, transformam-se a si mesmo e aos outros homens, assim, os homens reproduzem material e socialmente a própria sociedade.

Na era do caos, do indeterminismo e da incerteza, os métodos científicos andam com seu prestígio abalado. Apesar da sua reconhecida importância, hoje, mais do que nunca, se percebe que a ciência não é fruto de um roteiro de criação totalmente previsível. Portanto,não há apenas uma maneira de raciocínio capaz de dar conta do complexo mundo das investigações científicas. O ideal seria você empregar métodos, e não um método em particular, que ampliem as possibilidades de análise e obtenção de respostas para o problema proposto na pesquisa.

4 - OBJETIVO

4.1 Objetivo Geral

- Refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente...
tracking img