Tratamentos termicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores de influencia nos tratamentos térmicos
Aquecimento: fator crítico quando a peça apresenta tensão interna ou residual, de forma que um aquecimento muito rápido pode causar empenamento ou fissuras na peça. Existem casos em que o aquecimento rápido é preferido, como quando o aço apresenta forte tendência a crescimento exagerado de grãos.
A temp de aquecimento é mais ou menos um fator fixodeterminado pela natureza do processo, dependendo a estrutura fina desejada e da composição do aço.
Quanto maior a temperatura maior a dissolução das fases no ferro gama por outro lado maior será o tamanho de grão. As desvantagens de menor dissolução são maiores do que de maior grão. Na prática utiliza-se no máximo 50 graus acima da A3
Tempo de permanência a temperatura: relações parecidas comas de máxima temperatura atingida. Para evitar exagerado crescimento de grãos procura-se evitar a permanência das peças em um tempo maior do que o estritamente necessário.
Resfriamento: é o fator mais importante, ele determina efetivamente a estrutura. Meios usuais de resfriamento: dentro do forno, no ar, na água e no óleo.
Na escolha do meio de resfriamento o fator inicial a ser considerado é otipo de estrutura final desejada a uma certa profundidade, entretanto esse fator também é muito influenciado pela geometria da peça, um meio mais drástico pode ser suficiente entretanto pode gerar empenamento ou trinca na peça em função de sua geometria. Deve-se portanto conciliar as duas coisas e isso é conseguido pela escolha correta do aço a ser utilizado.
Um fator imp que não se podeesquecer é que a água a medida que fica em contato com a peça quente se aquece e perde sua eficácia, logo evita-se esse inconveniente pelo uso de água corrente ao invéz de água em repouso.
A maior eficácia das soluções aquosas é atribuída a sua ação em remover a casca de óxido superficial e a menor tendência de formar vapor na superfície do aço, evitando assim o inconvenniente dos chamados pontos moles.Atmosfera do forno: visa evitar principalmente dois fenômenos descarbonetação e oxidação, causados pela reação de elementos da atmosfera com o ferro presente na camada superficial da peça. Tais fenômenos são evitados a partir do uso de uma atmosfera protetora.
É sempre preciso um estudo cuidadoso das porções corretas dos vários constituintes da atmostefera protetora para que, no tratamentotermino normal dos aços, sejam evitadas a oxidação e a carbonetação sem querer.
Recozimento: remove tensões devidas aos tratamentos mecânicos, diminui a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas do aço, modificar os característicos elétricos e magnéticos, ajustar o tamanho de grão, produzir microestrtuta definida. Enfim eliminar enfim os efeitos de quaisquertratamentos térmicos ou mecânicos.
Recozimento total: consiste no aquecimento do aço acima da zona crítica durante tempo suficiente para a dissolução, seguido de um resfriamento lento, realizado sob condições que permitam a formação dos constituintes normais de acordo com o diagrama de equilíbrio.
Nessas condições obtem-se perlita grosseira que é a microestrutura ideal para melhorar a usinabilidadedos aços de baixo e médio teor de carbono. Para aços de alto carbono prefere-se a esferoidita.
Esse tratamento requer um tempo muito longo logo muitas zs é substituído pelo:
Recozimento isotérmico ou cíclico: consiste no aquecimento do aço nas mesmas condições anteriores entretanto resfria-se rapidamente o aço até uma temperatura situiaa dentro da porção superior do diagrama isotérmico onde omaterial é mantido até se obter transformação completa em seguida o resfriamento até uma temperatura ambiente pode ser apressado.
Os resultantes desse processo são perlita e ferrita, perlita e cementita ou só perlita. A estrutura final e mais uniforme do que no recozimento pleno.
Pode ser muito vantajoso e prático principalmente em peças pequenas entretanto não se torna mais vantajoso que o pleno...
tracking img