Conceito de taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Taylorismo


Taylorismo é uma expressão criada para designar uma conjunto de ideias e princípios de gestão criados no final do séc. XIX e início do séc. XX pelo engenheironorte-americano Frederick Taylor. O taylorismo, que também ficou conhecido como Teoria da Gestão Científica ou Organização Científica do Trabalho, tinha como grande objectivo aumentar a produtividade através deum sistema de tarifas diferenciadas e através da aplicação de métodos científicos, colocando a ênfase no uso da ciência e na criação da harmonia de grupo. A aplicação da ciência à gestão teve comoinstrumento básico o estudo exaustivo dos tempos e movimentos que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho e a fixação dos tempos-padrão para a execução das tarefas.
Foram ainda definidos, querpor Taylor quer pelos seus seguidores, diversos princípios de gestão que, segundo os seus autores, deveriam ser seguidos pelos gestores como forma de aumentar a produtividade e, consequentemente, aeficiência, dos quais se destacam:
- Cada tarefa deve ser decomposta em operações elementares, as quais devem ser posteriormente redefinidas, alteradas ou suprimidas para que o trabalho seja executadono menor tempo possível - é este o princípio básico da Organização Científica do Trabalho.
- Para cada tipo de tarefas, cada operário deve ser correctamente seleccionado e treinado por forma a que oseu trabalho seja executado à “melhor cadência possível”.
- O salário deve ser calculado com base num sistema de tarifas diferenciadas e conforme o desempenho obtido; deve crescer até à “cadênciaóptima”, decrescendo a partir daí por forma a evitar a ocorrência de quebras na qualidade.
- Os supervisores e seus subordinados devem actuar na mais perfeita coordenação para o benefício de todos.
-Cada operário e cada gestor da organização deve ser colocado na tarefa na qual obtém melhores resultados.
Principal limitação: O facto de se basear no pressuposto de que as pessoas são motivadas...
tracking img