Atps de epidemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia



PROFESSORA EAD:
TUTOR PRESENCIAL : Tereza Rocha
TUTORA A DISTÂNCIA: Bruna Barassa





Brasília /DF
2012



Introdução


Podemos Observar no filme no Jardineiro Fiel que a questão da ética profissional e da pesquisa científica. Uma pesquisa deve ser feita a qualquer custo? E, ainda, qual é a responsabilidade de um profissional da saúde, médico ou psicólogo aoefetuar uma pesquisa científica? Os estudos feitos a partir dos testes de novos remédios geralmente são financiados por laboratórios farmacêuticos que visam descobrir novos remédios. O que num primeiro momento pode parecer benéfico ao ser humano pode se tornar uma arma letal e desumana, isto é o que o filme jardineiro fiel revela.
Câncer de mama.
O presente trabalho foi elaborado com o objetivode identificar o câncer de mama que é mais comum nas mulheres do que nos homens
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

.














O Filme o Jardineiro Fiel
O filme retrata pesquisas científicas com seres humanos, fazendo deles cobaias de novas drogasexperimentais. Durante todo o filme fica claro que existe a ausência da ética empresarial e, principalmente, da bioética.
Esta está ligada ao compromisso com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos. Afirma-se que na bioética, a ciência não é mais importante que o homem, porém o que é retratado no filme é justamente o oposto. Já que os seres humanos são feitos de cobaias sem quesaibam e mais, visando apenas o lucro para a indústria farmacêutica, ou seja, a vida do ser humano em questão pouco importa. Existe uma responsabilidade moral por parte dos cientistas e da indústria farmacêutica em suas pesquisas e aplicações, que está longe de ser levada a sério, e a falta de responsabilidade com os danos previsíveis, a indústria farmacêutica pouco se importa com os efeitoscolaterais que isso possa gerar na população estudada, pois o grande objetivo da empresa é descobrir a cura da tuberculose para depois vender os medicamentos em países com grande desenvolvimento sócio - econômico.
Também existe a falta de justiça moral e justiça do direito, Quenianos morrem devido a pesquisas da indústria farmacêutica, como seres humanos são tratados de forma inferior por viver umarealidade miserável e sem condições de melhora.
Os abusos cometidos contra pessoas vulneráveis colocam questões quando a não observação do principio da justiça e equidade uma vez que mostrou segregação ética e a manipulação do corpo humano, a injustiça predomina que os “homens com maior poder aquisitivo” fazem com as pessoas de baixa renda, com pouca educação, tornarem “animais de laboratório”incapazes de defender-se, um ato cruel, desumano e covarde dessas pessoas que só visam o dinheiro o lucro.
“É foi observado que a ciência, devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente pode contribuir na destruição dos valores de uma sociedade humanitária”. É que apesar de a ciência dever ser construída de modo a visar o benefício universal do ser humano, tendo por base os valores éticos emorais, por vezes, devido a práticas utilitárias, que têm como objetivos alcançar um fim sobre o qual se possa retirar um lucro, a ciência poderá desencadear divergências no que toca aos valores ético-morais, ou seja, esta poderá representar um papel maligno na sociedade contemporânea, pois sendo utilizada para atingir fins lucrativos, irá desrespeitar valores básicos da ética e da moralidade.
Ofilme enfatiza uma indústria farmacêutica multinacional vinculada a governos corruptos que executa experiências com populações africanas, onde essas fazem uso de remédios altamente letais. Essas populações são motivadas a tal procedimento por sua vontade de ser saudável submetendo-se a qualquer tipo de experimento.
É sabido por toda comunidade científica que tais experiências só são possíveis...
tracking img