Atps de didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e práticas de ensino”, sob orientação do professor-tutor a distância ERIVELTO SANTIAGO SOUZA.





SÃO PAULO
2012
Resumo

Nesteartigo vamos explorar sobre a Leitura e a Escrita no ensino fundamental. Como este tema era abordado no passado e como ele deve ser aplicado nos dias de hoje.
Para que haja a aprendizagem é preciso que existam propósitos definidos e autoatividade reflexiva dos alunos. Assim aprendizagem ocorre quando o aluno está motivado. É a motivação que impulsiona o ato de estudar e aprender, por isso oprofessor deve agir de forma incentivadora e significativa para os alunos.









INTRODUÇÃO

O sistema de Leitura e Escrita no ensino fundamental é essencial para interação social das crianças.
Aprende- se a ler com a leitura. Quando a criança entra na escola, a sua leitura de mundo (Freire, 1982) já é bastante desenvolvida. Como aprender a ler as letras e entre as letras, como dizia o poeta (Queirós,2001)? A sala de aula deve ser um espaço de formação de leitores, com muitas leituras de livros, jornais e o que mais for significativo.
É preciso que as crianças tenham o acesso e contato com diferentes textos para que possam explorá- lo, questionando sobre eles, tentando adivinhar seus conteúdos, observando sua organização e suas marcas, para que elaborem seus saberes sobre as suascaracterísticas e ampliando seus conhecimentos de mundo.
Para que as crianças aprendam sobre a língua escrita e possam estabelecer diferenças entre as modalidades orais e escrita, é preciso que o professor leia muito para eles, que converse sobre as intenções de quem escreve, para que e para quem se escreve, sobre os conhecimentos construídos e em construção. Como dizia Paulo Freire, a escola precisa ser séria,mas não precisa ser sisuda.
Na metodologia tradicional as crianças ingressavam na escola sem nenhum tipo de conhecimento a respeito do sistema de escrita, combinando elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas com isso a aprendizagem se dava de forma mecânica através da memorização. Há então uma grande dificuldade de avaliar o que a criança já sabe, pois ela apenas repete o que treinou.Com a repetição excessiva de exercícios leva a falsa impressão de que a criança esta aprendendo.
Por outro lado, na concepção sócio interacionista, a aprendizagem da escrita e leitura se dá por meio de experiências nas quais a criança coloca em jogo todos os seus conhecimentos. Esta concepção parte do princípio de que a criança ingressa na escola com conhecimentos prévios. Nesta metodologia, aaprendizagem da leitura e escrita parte de textos para palavras, sílabas e letras. Não se trata mais de ensinar a língua, com regras e em partes isoladas, mas de incorporar as ações que envolvem textos e ocorrem no cotidiano. Nas experiências propostas pelo professor, a criança tem a oportunidade de refletir sobre o sistema de escrita, e não apenas memoriza a relação entre as letras e sons. A partirde atividades de escrita que exijam da criança raciocínio, reflexão, levantamento de hipóteses, entre outras habilidades, o aprendizado da escrita e leitura se dá de forma eficaz. Este aprendizado passa a ser contínuo, e não fragmentado. A partir do momento em que a criança compreende este sistema de escrita, é capaz de aplicá-lo às mais diversas situações do cotidiano. Situação totalmentediferente do método tradicional, no qual a criança deveria aprender todas as famílias silábicas para só depois ser capaz de produzir ou ler textos. No inicio do processo de alfabetização o aluno precisa passar pelos erros construtivos da escrita e ser incentivado a escrever espontaneamente.
Ainda durante a aplicação da aula pode ocorrer a indisciplina que muitas vezes esta ligada aos conflitos...
tracking img