Atps didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
2° SEMESTRE TURMA N 20
POLO PADRÃO
ATPS DE DIDÁTICA

DANIELLE LIMA CUNHA RA 378209
ELISABETH OLINDA A. GRAVIESZ RA 383257
FABIANA SILVA SOUZA RA 390578
LUCILENEPANIAGO TRINDADE RA 111732

CAMPO GRANDE- MS
NOVEMBRO/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
2° SEMESTRE TURMA N 20
POLO PADRÃO
ATPS DE DIDÁTICA

DANIELLE LIMA CUNHA RA 378209
ELISABETH OLINDA A. GRAVIESZ RA383257
FABIANA SILVA SOUZA RA 390578
LUCILENE PANIAGO TRINDADE RA 111732

Trabalho elaborado a fim de obtenção de nota complementar para a Disciplina Didática, ministrada pela Tutora Presencial Renata Viegas e pela profª. EAD Profª. Ma. Ausdy Castro dos Santos.

CAMPO GRANDE- MS
NOVEMBRO/2012
PLANO DE AULA
Públicoalvo
1ª série do Ensino Médio, (28 alunos). Período Matutino.
Perfil da turma
Classe mista, 03(três) meninos são repetentes, com apenas 06 (seis) integrantes que trabalham. Idade entre 15 e 16 anos. A turma é bem participativa e se envolvem na aprendizagem. Sala com um aluno que sofre de esquizofrenia. Os materiais e metodologia usados em sala de aula são: internet, quadro de giz, livro adotado,revistas Veja e Época, jornais locais. A metodologia usada é aula expositiva, leitura, interpretação e produção de texto.
Tempo de duração de cada aula
(50 minutos), sendo previsto para 04 aulas o desenvolvimento do tema.
Tema:
FO L C L O R E B R A S I L E I R O
Justificativa:
O tema foi sugerido pela riqueza a ser explorada em comunicação verbal, visual, comportamental e histórica, podendoser amplamente explorado e demonstrado nas mais diversas formas de apresentação (que serão detalhados nos itens posteriores), de modo que os fatos mostrados interliguem todos os participantes na curiosidade de aprender, conhecer mais amiúde esta movimentação cultural que já está inserida em cada ser e que, se não é conhecido em detalhes, é parte do inconsciente imaginário do povo.

DIDÁTICAPRÁTICA E DIDÁTICA TEÓRICA

Sendo a didática considerada uma arte ou técnica de ensinar, a mesma utiliza métodos e técnicas de ensino a serem praticados na busca dos rumos e diretrizes da teoria pedagógica.  Temos, portanto, duas formas de movimentar a didática: a forma teórica e a forma prática.  A correlação entre as duas é estreita por um lado e longa por outro, uma vez que envolve pessoas dediferentes lugares, culturas, situações financeiras, através dos procedimentos escolares.  Logo, todos os parâmetros científicos necessitam da experiência viva para irem estabelecendo normas, procedimentos científicos que são passíveis de mudanças, uma vez que o elemento humano dentro da história está em constante movimento de adaptação visando à prática de ações escolares profícuas com retornopositivo para o aprendizado e, em consequência disto, para a construção de uma sociedade melhor.
A força da didática prática é que vai moldando as normas a serem seguidas com o objetivo de organizar procedimentos escolares.
Muitas vezes, o professor precisa fugir às normas pré-estabelecidas para trabalhar com alunos que apresentam necessidade de uma dinâmica diferente de absorver o conhecimento. Neste ponto entra a didática prática, que só mesmo a sensibilidade do professor vai encontrar o caminho para determinado aprendizado, com variados recursos, sejam materiais, psicológicos, etc., a fim de atingir a meta desejada e necessária.
A correlação estreita é a distância do ponto que já foi estabelecido como norma teórica se encaixar em realidades totalmente diferentes.  Às vezes, o que é...
tracking img