Atps de contabilidade gerencial e inanceira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Anhanguera – Sumaré

Administração de Empresas- Ênfase em Finanças

Contabilidade Gerencial Financeira

Atividades Práticas Supervisionadas

Sumaré
2011

Adriana Pereira Menezes RA: 0835095

Cristiane Regina da Silva RA: 0835121

Cibele Vicente da Silva RA: 1801243101

Fabiana Moreira Cordeiro RA: 0826924

Silas de Paula Santos RA: 1820000742

RafaelMosena Firmino RA: 1099408764

ATPS

Trabalho de Contabilidade Gerencial
Financeira apresentado ao curso de
Administração das Faculdades
de Sumaré da Anhanguera
EducacionalOrientador: Profº Aretha Vaz

Sumaré
2011

Resumo

Índice

Introdução

Etapa 1

a) Qual o objetivo precípuo da Contabilidade Gerencial?

Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizesa serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Neste particular compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise, aliás, a simples aglomeração de dados é algo extremamente simples de se obter através dos atuais sistemas de informações computacionais, a relevância da contabilidade gerencialreside na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir uma linha de produtos, terceirizar, enfim, cabe ao contador atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes linhas de ação.
A decisão do administrador deve levar em consideração a informação pretérita, a informação pretérita atualizada, ainformação presente e análise de conjuntura para as possibilidades quanto ao futuro. As circunstâncias históricas do passado e presente estão associadas à predição do futuro e o contador gerencial sempre deve apresentar a relatividade dos números, identificando o período anterior, o período atual e os parâmetros a serem alcançados conforme Oliveira (1990, p. 48).
A Contabilidade Gerencialabrange de forma seletiva todos os segmentos hierárquicos existentes numa empresa. A seletividade fornece um padrão de agregação diferenciado de informações específicas para atendimento da demanda de determinada clientela.

b) Quais os três macro-conjuntos de Informações? Explique-os.

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos deinformações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demandada média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhada que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábilsetorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

c) Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

Segundo Atkinson et al....
tracking img