A casa das sete mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A) Características literárias da autora da autora da obra. Justifique com trechos da mesma.

A obra é considerada como pertencente ao gênero romance pelas algumas destas características:
Cabe lembrar que, seguindo os modelos europeus, o romance romântico se fundamenta no tripé: HERÓI-DONZELA-ANTI-HERÓI, ou seja, o chamado triângulo amoroso.
Nesta obra o triângulo se representa em Manuela,Guiseppe e Anita Garibaldi.
O herói é considerado como um jovem, bom caráter, respeitador, virtuoso, amoroso, que luta a fim de merecer a mão da donzela, a quem ama. Por sua vez, a donzela é uma jovem passiva, formosa, meiga, á espera que o casamento símbolo da felicidade plena se realize. Já o anti-herói, ao contrário do herói , geralmente é uma pessoa má, desprovida de qualquer ato de bravura queluta para que o casamento não se concretize.
Observa-se que todo o romance romântico apresenta invariavelmente um final feliz (os protagonistas casam-se e são felizes para sempre) ou o final trágico (o casamento não se concretiza), restando à esperança da felicidade na vida eterna.
Apresenta também a seqüência: PRINCIPIO-MEIO-FIM; narrativa linear por tanto.

Idealização da mulher:
Aescritora quase que diviniza a mulher. Isso talvez seja em decorrência da busca ao passado medieval.
Estes são alguns exemplos de como se caracteriza na obra a mulher:
São mulheres lindas, deusas pastoris, belas na juventude e desejáveis na maturidade. “Caetana [...] mirou-se no espelho de cristal. [...] Tinha quarenta e dois anos e ainda era bonita. “Bentos Gonçalves [...] Depois das escapadelas comas criadas, ele voltava para o quarto e sabia ser ainda mais carinhoso; mostrar, enfim, o quanto a queria.”

São mulheres de olhos verdes como as matas e azuis como os céus, de cabelos negros como a noite e dourados como os trigais. Mulheres de pele alva cheirando a “rosas” que desejam e entregam-se sem pejo, em atos, sonhos e delírios, másculos e belos guerreiros que abandonam os combates paramergulharem nos regaços amados.

Por exemplo, a Manuela era uma jovem romântica, que contava com quinze anos no inicio da guerra, invulgarmente “pensativa”, como a define de uma forma algo depreciativa, a sua irmã Rosário.

Manuela tinha na realidade, uma inteligência e cultura muito acima da média, com uma clareza de raciocínio que lhe permitia construir as crônicas que legaram a historia desua família e do Rio grande para a prosperidade.

Além disso, Manuela possuía uma capacidade invulgar de amar para além dos limites.

O sonho também é responsável pelo desejo de um mundo novo e pelo aspecto sonhador do romântico. Em lugar do mundo conhecido, a terra incógnita do sonho, muitas vezes representada por símbolos e mitos.

O romance trata, essencialmente, da perseguição de umsonho de um ideal: o da liberdade (para os escravos do Rio Grande do Sul) e da autonomia e independência de um território face ao poder imperial que sangra aos produtores da região com impostos e tarifas.

Ficção:
* “A noite começava a derramar lentamente as suas sombras. Ela sentou poltrona de couro negro e ficou olhando a escuridão descer sobre a peca, reduzindo os dourados de antes asimples sombras cotidianas; os livros na estante eram agora pequenos vultos tristonhos e sem nome,apertados naquela móvel, a espera de quem alguém os salvasse dali.”Pág. 48
Historia:
* “João Gutierrez foi para a guerra lutar com os republicanos. Talvez a sua lança possa mesmo encurtar o tempo dessas pelejas; porém, o mais certo é que será apenas um a mais a sofrer de sede, de calor oufrio conforme os caprichos deste pampa. Terá de pelejar com a morte todos os dias, quase sempre em desvantagem.” Pág.424
* “O Barão de Caixas assumiu as funções de presidenta da província e comandante de armas do Império no dia nove de novembro de 1842 em Porto Alegre. Tinha um plano bem entabulado para vencer as forças rebeldes. Enquanto o efetivo farroupilha era de 3.500 homens, ele...
tracking img