Atps contabilidade gerencial 6periodo anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE GERENCIAL
























Anápolis
04/03/2012

DIEGO RA:
ELIANE CRISTINA DE PAULA RA:
JHONNE OLIVEIRA VIEIRA RA:
MINEIA SILVA CANUTO:


















ATPS





Trabalho apresentado a Professora
Raquel Nunes
Da disciplina contabilidade gerencial
Do 6º período noturno
Do curso de Ciências Contábeis04/03/2012


INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial tem se desenvolvido desde longa data focando o lado interno das organizações. Hesford et al. (2007) mencionam que, a partir da década de 1980, surgiram novos tópicos de pesquisa e novos periódicos internacionais com espaço para a contabilidade gerencial. Esses periódicos apresentam uma perspectiva diferente no exame dos fenômenos, compreocupação multidisciplinar e, em muitos casos, com uma multiplicidade de métodos aplicados na análise dos problemas.

Como decorrência, torna-se relevante saber se há consenso e em que elemento, quanto ao tratamento dado à contabilidade gerencial nas salas de aula. O senso comum indica que devem ocorrer discrepâncias em função de formações, experiências e visões diferenciadas em termos deutilidade e estrutura da contabilidade gerencial por parte dos professores. Dessa forma, diferentemente da contabilidade financeira que, por ser normativa, pode ser entendida de maneira abrangente e uniforme, o grau de homogeneização da aplicação da contabilidade gerencial em sala de aula não parece ser uma realidade.

A contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão é uma ferramentaindispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.
Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não éjustificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental.
Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatosreais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.
A gestão de entidades, sabidamente, é um processo complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade












2012_1

A contabilidade gerencial
Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventoseconômicos da empresa. Um exemplo de informação gerencial contábil é o relatório de despesas de uma seção operacional, tal como a seção de padaria em uma mercearia. Outros exemplos são os cálculos de custos de se produzir um bem, prestar um serviço, desempenhar uma atividade e um processo comercial, e atender a um cliente. A informação gerencial contábil é uma das fontes informacionais primárias para atomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.
É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude dasinformações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.
Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um...
tracking img