Hepatites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hepatite significa inflamação do fígado, podendo acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias. Neste texto vamos explicar quais são as principais causas de hepatite.

As hepatites são causadas principalmente por:

- Vírus: Hepatite A,B,C,D e E.
- Infecções
- Álcool
- Medicamentos e drogas
- Doença autoimune (quando o corpo inapropriadamente cria anticorpos contra nósmesmos)
- choque circulatório
- Esteato-hepatite (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?)

Vamos falar um pouquinho de cada uma delas. No final abordarei os sintomas, que são basicamente os mesmos, independente da causa da hepatite.

1.) HEPATITES VIRAIS

Vários vírus podem causar quadros de inflamação do fígado, ou seja, hepatite. Podemos citar a dengue (leia: DENGUE | Sintomas e tratamento), ocitomegalovírus e a febre amarela (leia: FEBRE AMARELA | Vacina e sintomas). Porém, chamamos de hepatites virais apenas aquelas causadas por vírus que atacam preferencialmente o fígado.

São cinco as hepatites virais: A, B, C, D e E. As três primeiras correspondem por mais 95% dos casos.

Ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os vírus que causam as hepatite virais são muitodiferentes entre si. O vírus da hepatite C, é por exemplo, muito mais parecido geneticamente com o vírus da dengue do que com os das outras hepatites. As hepatite virais devem ser encaradas como doenças diferentes, com tratamento e prognósticos distintos, mas que apresentam em comum o fato de serem vírus que causam hepatite.

Hepatite A (leia: HEPATITE A - Sintomas, tratamento e vacina)

Étransmitida pela chamada via fecal-oral, ou seja, quando o vírus eliminado nas fezes de alguém contaminado é ingerido por uma pessoa sadia.

Você deve estar pensando como isso é nojento e que nunca aconteceria consigo. Pois a hepatite A é extremamente comum. Para entrar em contato com o vírus basta nadar em uma praia ou lago poluído por esgoto, comer algo preparado por alguém que não lava as mãosapós evacuar ou se alimentar de frutos do mar oriundos de águas infectadas.


Como é de se esperar, locais com carência de saneamento básico, com esgoto a céu aberto, apresentam altas taxas de contaminação. Reparem no mapa ao lado como a prevalência da doença é muito maior nos países pobres (verde escuro).

A hepatite A costuma ser mais branda que a B ou a C. Quando contraída em criança, podepassar despercebida, sendo confundida com uma gripe comum. Nos adultos costuma ser mais sintomática (falarei dos sintomas mais para baixo). Mesmo nos casos sintomáticos, a infecção costuma curar.

Já existe vacina para hepatite A.

Hepatite B (Leia: HEPATITE B - Sintomas, diagnóstico e vacina)

É transmitida em geral por contato sexual, transfusão sanguínea ou por agulhas contaminadas, não sóem usuários de drogas endovenosas, mas também em tatuagens, piercings e acupuntura.

A maioria dos doentes também costumam ter hepatite subclínica, com sintomas inespecíficos de infecção viral. O problema na hepatite B é que 5 a 10% nunca curam e desenvolvem o que chamamos de hepatite crônica, que a longo prazo pode levar a cirrose, falência hepática e câncer hepático. A chance da doençatornar-se crônica é maior nas crianças abaixo de 5 anos e chega a 90% nas infecções adquiridas por recém-nascidos durante o parto.

O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o HIV. Estima-se em 350 milhões de pessoas com hepatite B crônica em todo mundo, 25% destes devem desenvolver cirrose ou câncer de fígado.

A hepatite B também tem vacina.

Hepatite C (leia : HEPATITE C - Sintomas etratamento)

Apresenta as mesmas vias de transmissão que a hepatite B, com a diferença de ser muito menos infeccioso pela via sexual. Enquanto que a via sexual é o principal meio de transmissão na hepatite B, a via endovenosa é a mais comum na hepatite C.

A grande tragédia da hepatite C é que seu vírus só foi reconhecido no início da década de 1990. Antes disso não se sabia da sua...
tracking img