Atps comp. organizacional etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional


Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento humano, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.
Os principais propósitos do estudo do CO consiste em explicar como e porque os indivíduos de uma organização agem de tal forma em determinada situação. Mas o comportamento humano não é algoprevisível e por isso não pode ser controlado e por isso não podemos nos preparar com atitudes prévias para determinados conflitos futuros.
Já que estamos falando sobre “pessoas” seu comportamento pode variar dependendo de fatores como: estrutura no ambiente de trabalho, suas culturas, seus princípios, etc.
Mas quais são os benefícios dentro de uma organização em estudar o ComportamentoOrganizacional?
Quando trabalhamos com equipes motivadas, que sentem uma auto-realização pelo trabalho, se sentem valorizadas pelos seus gestores, automaticamente elas irão produzir mais, cumprir suas metas, atenderão melhor seus clientes, e o nível de afastamento do trabalho por doenças como stress, depressão serão bem menores.
Com o mundo na era da globalização onde organizaçõespossuem uma diversidade enorme de profissionais, com diferentes etnias, sexo, raça, devem trabalhar na harmonização do ambiente de trabalho através da integração entre esses profissionais evitando assim conflitos futuros.
O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância á mudança.
Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que seinteragem para alcançar um objetivo.
O pensamento sistêmico, de uma forma geral, pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade. Quanto mais são estudados os problemas da nossa época, mais se percebe que eles não poder ser entendidos separadamente.
Dentro de uma organização não devemos fechar os olhos para cada setor que nela integra, pois os resultados não dependemapenas do setor de vendas, por exemplo, se cada departamento não estiver em perfeita harmonia para se chegar a um objetivo final, a “Meta”.
A mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto na realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo em nosso redor está em constante mudança, e nós mesmos temos, em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, deexplorar novos mundos.
Hoje podemos ter dois tipos de perfis de líderes nas organizações. Aquele que vê a mudança como algo inovador, desafiador, e há também aquele que vê a mudança como uma ameaça a sua zona de conforto.
E ainda a mudança pode vir de todos os departamentos da empresa, horizontalmente ou verticalmente, ou seja, da alta chefia ou de um empregado de um determinado setor.
O papel do líder nesses casos é gerenciar essas mudanças de forma positiva, para assim passar a todos de forma eficaz, sendo o primeiro a aceitar a mudança como algo positivo.
Ele deve ser claro quando passar as vantagens que todos terão, as suas recompensas e suas expectativas para o fato novo, aliás, ninguém faz tudo por nada, somos motivados sempre por algo, nem que sejafinanceiramente.
Sem pessoas com capacidade de mudar não há mudança.
Hoje em um mundo globalizado, as pessoas ganham êxito, não por sua capacidade braçal de fazer as coisas, e sim, pela sua capacidade intelectual, inovadora, visionária de ver o mundo novo.
Hoje onde tudo está em constante mudança, são tecnologias novas, atropelando nosso dia-a-dia, devemos estar aberto para asmudanças que tudo isso pode nos trazer. Podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo através da tecnologia e quem não se adaptar a esse mundo tecnológico, vai ter grandes dificuldades dentro das organizações.
Pois empresas visionárias precisam de funcionários, lideres visionários.
A inovação é exploração com sucesso de novas ideias, tem o objetivo de aumentar o faturamento e acesso a...
tracking img