Atps anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São José dos Campos, 06 de Junho de 2012

ATPS: de Contabilidade Geral

Materia: Contabilidade Geral Profº Régio
Nomes:
Turma: 3ºB CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resenha sobre o texto “Contabilidade: aspectos relevantes da epopeia de sua evolução”
Segundo os autores do texto, a contabilidade nasceu do desenvolvimento da economia e suas informações. Dizem, ainda, que a base de toda acontabilidade é o fato de relatar respeitando a essência dos eventos que mede.
A contabilidade enfrenta um desafio que é levantar dados, mensurá-los, precifica-los e informar seus efeitos apoiada em disciplinas que tem ligação como o Direito, a Economia e a Ciência da informação.
Mudou muita coisa e continua mudando, antes a contabilidade era simplesmente para saber se o negócio deu lucro ouprejuízo, hoje a contabilidade vai além, hoje é uma ciência social que avalia não somente o patrimônio, mas também os gestores a prestação de contas dos mesmos e como um instrumento para a tomada de decisões dos agentes econômicos internos e externos.
Vê-se claramente que a contabilidade antes de ser uma ciência era um sistema completo de escrituração. O método das partidas dobradas que é o sangue dacontabilidade começou mais ou menos por volta de 1299-1300 em uma empresa de mercadores de Florença e em forma mais completa em 1340 na cidade de Gênova.
Mas ainda demorou a nascer à ciência da contabilidade.
Então ficou a contabilidade como um sistema bem desenvolvido como uma resposta às necessidades dada pela criatividade do homem em desenvolver técnicas para resolver problemas reais.
Acontabilidade como hoje conhecemos surgiu pelo conjunto de eventos e participação de vários povos, como por exemplo, os egípcios, os fenícios, os romanos, todos muito importantes para contar a história da contabilidade antes de seu renascimento na Itália.
Os árabes também foram muito importantes no desenvolvimento da contabilidade devido a seu sistema numérico arábico.
Um aventureiro europeudepois escreveu um livro baseado nos conhecimentos adquiridos com os árabes, o Líber Abaci, um antecessor dos livros de escrituração que viriam mais tarde.
Mais tarde vem Luca Pacioli que aperfeiçoou a o método das partidas dobradas, não se sabe exatamente quem inventou esse método, mas Pacioli deu um significado matemático.
Vale lembrar que no surgimento do método não se conhecia os número negativose depois de surgir à força do método que é débito/ crédito, os escriturados da época desenvolveram, a seu modo, a figura do saldo devedor/ credor para suprir algo que faltava.
Mas, já que a contabilidade tem uma origem antiga assim, ficou a dúvida por que não foi utilizada há mais tempo esse método, mas isso devido a dificuldades de antes como a comunicação entre os povos.
A contabilidadesurgiu por uma questão de necessidade de seus usuários em controlar suas riquezas, seu patrimônio.
Mas ainda restam algumas dúvidas quanto ao conceito o que é contabilidade, mas não tem uma definição correta, simplesmente é uma ciência que cuida das situações econômicas dos usuários.
Para ser uma ciência completa não basta ter respostas para questões econômicas e sim estabelecer relações entre causae efeito e dar vários conceitos sobre o assunto.
Uma frase dos autores do texto diz tudo sobre esse tema: Em nada diminui a nobreza dessa disciplina revelar seu caráter eminentemente utilitarista.
O surgimento da disciplina, pelo que se sabe, foi com o sistema de escrituração caminhando ao estado de ciência e acredita-se que a necessidade tenha sido de natureza sócio-econômica ampla, ou seja, osurgimento do espírito capitalista, ou seja, a necessidade de acompanhar a evolução da riqueza patrimonial das entidades no século XII esse fortalecendo no século XIII já com as partidas dobradas até o início do século XIX, aperfeiçoando técnicas escriturais.
Já no século XIX a contabilidade passa a ser ciência indo além da escrituração para as especulações sobre avaliação, enquadramento da...
tracking img