Atps anhaguera comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE RH

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

PROFESSORA PRESENCIAL: LUCIANA SÁ RIBEIRO

GOIÂNIA, ABRIL DE 2012

GESTÃO DE RH

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

PROFESSORA PRESENCIAL: LUCIANA SÁ RIBEIRO

ALUNO: ERISVALDO DOS SANTOS ARAUJO RA 363773
ALUNO: SIRLEY PEREIRA BERNARDESZAGO RA 368219
ALUNO: SHEILA FERREIRA DE ÁZARA RA 364115
ALUNO: JOELMA FERREIRA DA SILVA RA 364100

GOIÂNIA, ABRIL DE 2012
Introdução

Administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e decorrência das mudanças no contextosocioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito edimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gestores têm nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacionalestá se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relaçõesde causa efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias querefletem o que elas estudam também são complexas em explicar suas ações.

CAPÍTULO 01 – Comportamento Organizacional

1.1 Definição

O Comportamento Organizacional se refere ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Consisteno estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a
rotatividade e promover a cidadania organizacional. (Chiavenato,1985.)

1.2 – Organização

Quando se fala em organização, geralmente tem-se em mente um estado de relações ordenadas entre partesclaramente definidas que têm alguma ordem determinada.
Sob esse prisma convém salientar as idéias de Weber (1978), quando aborda que as organizações são burocráticas e a lógica que move a sociedade moderna encontra-se no processo de dominação, por meio da racionalização, e da procura da mais valia e da acumulação do capital.
Assim, muitos teóricos atualizaram o pensamento de Weber, mostrando que asorganizações agem por influência da pós-modernidade.
Para Restrepo (1992) uma organização deve ser definida em primeiro lugar como um sistema. Por sistema entende-se um “conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam numa relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados.
Outros autores como, Chiavenato (1985), Cruz (1997), Robbins (1996),...
tracking img