Atps afo etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Quando se pretende administrar financeiramente uma empresa, tem-se que ter em mente todo um conjunto de decisões que norteará seu rumo. Estas decisões são calcadas no estudo da movimentação de fundos, e pressupõem duas rotas básicas: as decisões de financiamento e as de investimento. A primeira está correlacionada com as atividades de captação de recursos e asegunda com as atividades de aplicação de recursos. Ambas podem ser estudadas no curto ou no longo prazo, dependendo de suas características. Os recursos captados, por sua vez, podem ser próprios ou de terceiros, o que implica num estudo mais aprofundado para determinar qual o mais viável.
Assim sendo, podemos definir FINANÇAS, como a arte e a ciência de administrar o dinheiro, ou a ciência queestuda a movimentação financeira entre os agentes econômicos. Estes agentes podem ser instituições, mercados ou instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.
A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, por sua vez, é a ciência cuja finalidade é maximizar a riqueza dos proprietários, gerindo com competência seus recursos. A empresa deverá proporcionar aosseus donos o maior retorno possível sobre seus investimentos.
A administração financeira, juntamente com a administração de pessoal, de compras ou materiais, de vendas ou marketing e da produção, forma as cinco grandes áreas funcionais da administração. A cada uma dessas áreas cabem as funções básicas de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar. À administração financeira compete agestão operacional dos recursos financeiros da empresa. Uma vez que os recursos são escassos, cabe ao departamento financeiro tomar as decisões a fim de obter deles os melhores benefícios no futuro. Decisões sempre implicam numa escolha entre duas ou mais alternativas ou cursos de ação, e mesmo se há uma única alternativa, deve-se decidir entre colocá-la em prática ou não.
A administração financeira,assim como a maioria das ciências, é fruto do aprofundamento natural dos estudos no processo de desenvolvimento da humanidade. Nasceu com as teorias econômicas para após, com os estudos de Taylor, Fayol e Ford, caminhar para sua independência, com forte ascensão após a grande depressão americana dos anos 1929/30, destacando-se na época estudos sobre solvência, liquidez e recuperação financeira dasempresas. A caracterização definitiva está ligada aos estudos de Modigliani e Miller (1958) aos quais se convencionou chamar de Moderna Teoria de Finanças ou Finanças Corporativas, e aos estudos de risco que se desenvolveram a partir da Teoria do Portfólio, patrocinada principalmente por Markowitz e Sharpe (1952), que permitiram fechar o esboço no qual trafega a moderna administração financeira.Como toda ciência moderna, a administração financeira contou e conta com a estreita colaboração de outras ciências, tais como:
• Contabilidade – Ciência que subsidia as decisões financeiras com os dados de seus demonstrativos e relatórios.
• Matemática Financeira – Ciência que situa os números das finanças no tempo e facilita seu entendimento.
• Estatística – Ciência que colabora com seusdados e previsões às decisões de cunho administrativo/financeiro.
• Economia – Ciência que ensina como a empresa deve se colocar dentro das variáveis econômicas e das leis que as regem.
• Direito – Ciência que orienta o disciplinamento legal dos procedimentos administrativo/financeiros.
• Informática – Ciência recente, mas de grande utilidade para o administrador financeiro pela rapidez econfiança no ordenamento de dados e elaboração de relatórios.
• Passo 2.
OS TRÊS TIPOS DE SOCIEDADES
• SOCIEDADE ANÔNIMA
A constituição da companhia depende do cumprimento dos seguintes requisitos preliminares:
• Subscrição, pelo menos por duas pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto;
• Realização, como entrada, de 10%, no mínimo, do preço de emissão das...
tracking img