Atps 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito constitucional

O Que Fazer Para Melhorar A Segurança Publica.

na verdade temos que fazer um esforço conjunto pra melhorar essa situação.A prevenção neste caso é o maior X da questão, devemos nos unir e lutar por nossos direitos básicos como saúde, educação,escolas e ensinar as pessoas a terem um vida mais digna e justa e acabar com esse monte de bolsa vadiagem, que teríamos umgrande avanço. outra forma é você participar do conselho municipal de segurança da sua cidade e ter acesso ao que o gestor da sua cidade tem em mente pra diminuir os índices de criminalidade.
















A questão da segurança pública é delicada e muito discutida. Os indíces de roubos, assaltos, sequestros e mortes em decorrência de crimes são sempre altos. A violência atinge todasas classes sociais e sem os esforços das autoridades, estão todos à mercê dos criminosos.
Recentemente o caso do delegado de Camaçari, executado enquanto dava uma entrevista pelo telefone celular, chocou a todos e se tornou assunto das rodas de discussão. Um homem considerado trabalhador e ícone do combate ao tráfico, acaba executado na frente de sua esposa. Uma barbárie sem tamanho e este éapenas um exemplo do que acontece todos os dias no nosso país.
É preciso ressaltar que não é possível falar em segurança pública, sem tocar em diversos outros assuntos, como o desemprego, a educação, a distribuição de renda, os programas assistencialistas, a capacitação e remuneração da polícia, entre tantos outros. Todos esses temas são interligados e interferem diretamente um no outro. A falta deeducação de qualidade coloca as crianças nas ruas. Sem capacitação, o adulto não consegue um emprego e pode apelar para a criminalidade para garantir a subsistência. A falta de capacitação da polícia e os baixos salários tornam as autoridades mais suscetíveis à corrupção.
Um problema comumente levantado e discutido diz respeito ao modelo de organização das polícias estaduais do Brasil. Nosso paísé o único no mundo em que duas corporações dividem a apuração de um mesmo crime. A Polícia Civil só começa seu trabalho quando termina o da Polícia Militar. A primeira é responsável pelos atendimentos a chamadas e eventuais flagrantes, já a segunda é encarregada de conduzir investigações e inquéritos. Essa cisão leva a disputas, rivalidades, além de prejudicar a comunicação entre as corporações.A falta de cooperação é uma das principais explicações para a imperícia dos inquéritos policiais.
Acredito que uma solução muito eficiente e proposta pelo ex-governador José Serra, seja a criação do Ministério da Segurança Pública, que centralizaria e articularia os esforços, transferindo ajuda do Governo para os Estados e fortalecendo as medidas em prol da segurança pública nas cidades. Hoje emdia, cada município tem sua própria forma de cuidar desse assunto, mas as ações acabam ficando dispersas e perdem a força. Um único órgão seria muito mais eficiente, inclusive para o combate ao tráfico de drogas e armas, uma situação grave que assola nosso país.








A política criminal, enquanto programa de controle do crime e da criminalidade no Brasil, influenciada pelo modelonorte-americano, se configura como mera política penal, pois ‘exclui políticas públicas de emprego, salário, escolarização, moradia, saúde e outras medidas complementares, como programas oficiais capazes de alterar ou reduzir as condições sociais adversas da população marginalizada do mercado de trabalho e dos direitos de cidadania, definíveis como determinações estruturais do crime e dacriminalidade’.












Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que os direitos do cidadão nem são imutáveis, tampouco absolutos. Eles são moldados e articulados pela minoria que possui capital. E mesmo a constituição atual garantindo igualdade a todos os cidadãos, as discrepâncias socioeconômicas e educativas garantem essas divergências dos direitos. A problemática atual não está em...
tracking img